Barcelona, Espanha, O que fazer, Onde ficar, Hotel, Carro, Seguro

 


As cinco ilhas baleares na Espanha


Conheça as Ilhas Baleares, um conjunto de ilhas que fica no Mar Mediterrâneo, a leste da Catalunha. Além de ser uma província e arquipélago, o conjunto é também uma comunidade autônoma, que se dividem em províncias e cuja capital é Palma de Maiorca. O idioma oficial das ilhas é o catalão e o espanhol, mas o catalão se escuta bem mais do que o espanhol, como acontece em Barcelona. As ilhas Baleares são cinco: Maiorca, Menorca, Cabrera, Ibiza e Formentera. As três primeiras são chamadas de Ilhas Gimnésias e as últimas duas de Ilhas Pitiusas. 


Ilhas Baleares na Espanha


Breve História das Ilhas Baleares

As ilhas foram povoadas há muito tempo, e segundo a história, as primeiras povoações foram lá pelo século V, por gregos, fenícios, cartagineses e romanos. O nome do conjunto de ilhas se dá aos gregos. Eles chamavam Ilhas Baleares Gimnésias, ''baleares'' pela habilidade em atirar pedras com fundas e ''gimnésias'' porque os habitantes andavam nus no verão. Outra curiosidade, é que as ilhas pitiusas também têm seu nome derivado do grego, no qual ''pitiusa'' significa pinheiros, já que em Ibiza e Formentera havia muitos pinheiros. A primeira real civilização foi a muçulmana, que ficou nas ilhas durante séculos, sendo possível ver até hoje seus legados. Apesar de catalão e espanhol serem os idiomas oficiais, graças ao turismo, é fácil encontrar pessoas que falem também inglês e alemão. 


Palma de Maiorca nas Ilhas Baleares


Maiorca

A ilha de Maiorca é a maior das Ilhas Baleares e é nela que fica a capital, Palma de Maiorca. A ilha é a mais povoada de todas e se destaca por sua extensão, sendo a maior de todo o país. Maiorca talvez seja a ilha que mais compita com Ibiza, já que as duas são muito turísticas, reservam praias paradisíacas e baladas incríveis. Mas Maiorca ainda consegue ser mais civilizada e tranquila que a grande Ibiza. O centro histórico de Palma é muito bonito e há diversos pontos turísticos espalhados pela ilha que merecem destaque. 


Maiorca nas Ilhas Baleares


Menorca

A ilha de Menorca, apesar do nome, é a segunda maior ilha do arquipélago, e a cidade de maior destaque é Mahón, de onde se originou a maionese (mahonesa). Menorca é a ilha preferida dos aposentados, já que é um lugar paradisíaco e muito tranquilo. No entanto, todo mundo deveria visitar a ilha, pois apesar de ser bem diferente do agito de Ibiza e Maiorca, Menorca guarda momentos muito especiais, praias mais do que paradisíacas, com águas cristalinas e de diversos tons de verde e azul e pontos turísticos lindos. 


Minorca nas Ilhas Baleares


Cabrera

A ilha de Cabrera é a menor do arquipélago e muitas vezes não é considerada na contagem das Ilhas Baleares, por ser tão pequena. Ela fica ao sul de Maiorca, o que acaba sendo um passeio de bate e volta para quem viaja a Maiorca. Cabrera conta com um castelo do século XIV, que evitava que se usasse o porto da ilha como base pirata, os quais eram frequentes entre os séculos XIII e XIV. A ilha não é muito conhecida porque desde 1916, a ilha passou a ser parte do Ministério Espanhol de Guerra, que evitou que se tornasse um destino turístico, preservando assim seu ecossistema. Para residir na ilha é necessária uma autorização dos militares. 


Cabrera nas Ilhas Baleares


Ibiza 

Ibiza é a mais famosa ilha da cidade e a queridinha de todos, mesmo os que não a conhecem. Há muito o que fazer em Ibiza, principalmente quando se trata de praia e festa. A ilha realmente não para e é conhecida mundialmente por isso, pelas festas, baladas e praias paradisíacas. Mas além das praias e da vida noturna, a ilha possui diversos vilarejos muito interessantes, com centros históricos encantadores e muito charme. No quesito de baladas, seus festivais de música eletrônica são famosos e lançam tendência mundo afora. As melhores baladas em Ibiza são a Space, Pacha, Privilege e Amnesia, entre outras.


Ibiza nas Ilhas Baleares


Formentera

A ilha de Formentera é um pequeno paraíso, sendo conhecida por sua capacidade de ter sabido juntar o turismo e a preservação do meio ambiente. A chegada a Formentera só é possível de barco e saindo de Ibiza, o que acaba dificultando um pouco a chegada de turistas, mas ao mesmo tendo facilitando a entrada por uma das ilhas mais visitadas do mundo. O sucesso da ilha é a natureza. As praias são paradisíacas e muitas são consideradas as melhores do arquipélago. Ao redor da ilha há uma pradaria de posidonia, uma depuradora natural que mantém a água limpa e cristalina. 


Formentera nas Ilhas Baleares


Seguro Viagem obrigatório para a Europa

Uma dica que reforçamos para todos que estão planejando ir à Espanha é que não se esqueça que o Seguro Viagem é obrigatório para viajar para a Europa. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre ele e dicas imperdíveis para fazer um excelente seguro por um preço incrível.

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.

Como economizar muito na Espanha: Dicas incríveis para economizar na Espanha.

Como alugar um carro na Espanha: Dicas e como achar preços incríveis.

Postar um comentário

 
Top