Formentera

Ilha Formentera na Espanha

Veja o que fazer na Ilha Formentera na Espanha, uma das quatro ilhas que formam o conjunto das Ilhas Baleares e também uma das mais paradisíacas da região. Embora seja pequena, ela tem uma extensão de costa de 82km, na qual se encontram várias praias diferentes, piscinas naturais e outros recantos paradisíacos.

Ilha de Formentera

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre a Ilha Formentera na Espanha.

Por quê ir à Ilha de Formentera?

A Ilha Formentera se destaca por sua beleza ambiental e paisagem ainda selvagem, marcada por dunas e praias conservadas em perfeito estado. Ela é conhecida como o paraíso do mediterrâneo porque ao mesmo tempo que atraiu o turismo, soube preservar o ambiente. Há também muito ambiente noturno, baladas, bares e cafés com vistas incríveis para o mar. Veja abaixo tudo sobre a Ilha de Formentera e seus principais atrativos.

Como chegar à Ilha Formentera na Espanha

A primeira questão é sobre o transporte para chegar à Ilha Formentera na Espanha. O acesso a esta ilha é feito apenas por barco, o qual parte de Ibiza. Por esse motivo, é uma ilha menos massificada do que outras que têm mais tipos de acesso. Muita gente tem medo de barco, por exemplo, o que já exclui as possibilidades de conhecer a ilha.

Ainda assim, a viagem de Ibiza a Formentera é muito tranquila e o trajeto dura entre 25 a 60 minutos, dependendo do barco e sua velocidade. Há diversas empresas que fazem esse trajeto, então veja como ir de Ibiza a Formentera e saiba tudo sobre os preços, horários e embarcações.

Ferry até Formentera

Praias da Ilha Formentera na Espanha

As praias de Formentera são consideradas ainda mais bonitas que as praias de Ibiza, pois é uma ilha menos massificada e que conseguiu preservar melhor todo o entorno e tem até hoje uma grande preocupação ambiental. As águas turquesas e cristalinas das praias de Formentera têm um segredo: a pradaria da Posidonia, uma depuradora natural, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e que limpa as águas e permite a sedimentação da areia. Em Formentera são 82km de praia então há muita variedade entre elas.

Praias de Formentera

1. Playa Illetes em Formentera

Dentre as principais praias de Formentera se destaca a Playa Illetes, que é a mais badalada no verão, embora tenha uma parte ao norte que é bem mais tranquila e reservada para o nudismo. É uma praia muito linda e que fica ao lado do porto, o que facilita o acesso dos turistas e talvez por isso lote tanto na alta temporada. A estrutura da Playa Illetes também é fantástica, com vários serviços e restaurantes com pratos à base de diferentes tipos de peixe.

Playa Illetes em Formentera

2. Es Cavall d’en Borras em Formentera

A Praia Cavall d’en Borras é a mais próxima ao Puerto de La Savina. Por ser muito acessível e movimentada, saiba que é de dessa praia que se oferecem as melhores vistas de veleiros e barquinhos, que navegam pela ilha ou até entre Formentera e Ibiza. Além de linda, essa praia também possui todos os serviços disponíveis, para que curta o seu dia de uma maneira confortável e bem tranquila.

Es Cavall d'en Borras em Formentera

3. Playa Migjorn em Formentera

A Playa Migjorn é muito frequentada e conta com alguns dos bares mais badalados da ilha. A praia tem longa extensão e se caracteriza por sua areia branca e mar de água transparente. Nos lembrou bastante as praias do Algarve de Portugal. Além disso, ela está localizada no centro da ilha  e é um dos destinos mais procurados entre os nudistas. Saiba que a Playa Migjorn é uma opção para toda a família, tranquila e com um grande oferta de restaurantes e serviços.

Playa Migjorn em Formentera

4. Playa Es Caló em Formentera

Es Caló é uma das melhores áreas para mergulho, já que há uma grande variedade de peixes que habitam entre as rochas. É um paraíso para os amantes de pesca, mas mesmo que você não vá se aventurar nesses esportes, vale a pena ficar só apreciando a água cristalina e se refrescar. Como é uma região de pesca, há vários restaurantes que servem peixe fresco e marisco, sendo uma oportunidade única e deliciosa!

Playa Es Caló em Formentera

5. Playa Llevant em Formentera

A Playa Llevant é muito extensa e uma das que tem maior movimento de turismo. No entanto, como é muito comprida, é possível encontrar partes mais tranquilas e alguns lugares de refúgio, isolados de toda a muvuca. Há também muitos serviços nessa praia, como bares e restaurantes.

Playa Llevant em Formentera

Por estar em uma área com condições ideais de vento, a Playa Llevant também é muito procurada por quem deseja praticar windsurf. Sem dúvidas, essa é uma das praias mais amadas pelos amantes da natureza, também atraindo apaixonados por mergulhos, principalmente por abrigar trechos de preservação natural.

6. Praia Calò des Morts em Formentera

A Praia Calò des Morts está situada em uma das partes mais bonitas de Formentera. Sem dúvidas, este é um recanto encantador, ideal para um banho de mar e um pequeno paraíso para quem a visita, já que está rodeada de falésias e uma ou outra cabana de pescadores. Esta é uma opção bem menor, mais intimista e que guarda um verdadeiro paraíso, que merece estar no seu roteiro pelas melhores praias em Formentera.

Praia Caló des Mort

7. Cala Saona em Formentera

A Cala Saona é um tesouro guardado na parte oeste de Formentera. A praia ganha destaque por possuir falésias na tonalidade vermelha, que contrastam com o mar de um azul incrível.

O fato deste lado da ilha não possuir muitas praias, faz com que a Cala Saona seja ainda mais procurada, bem como por contar com uma grande diversidade de hotéis por lá. Se você busca uma praia na região oeste de Formentera para admirar o pôr do sol, a nossa dica é para que não deixe de conhecer a Cala Saona.

Cala Saona em Formentera

8. Cala Savina em Formentera

Localizada entre o porto de La Savina e a praia Cavall d’en Borras, você encontrará a Cala Savina, com areia dourada e alguns trechos rochosos. O local é perfeito para quem busca um ambiente tranquilo, principalmente para fazer uma boa caminhada.

Cala Savina em Formentera

A praia é encantadora e muito procurada por moradores e turistas que buscam uma possibilidade mais calma e com natureza preservada. A nossa dica é para que realize um piquenique por lá, enquanto admira o incrível pôr do sol de Formentera.

9. Playa Es Arenals em Formentera

A Es Arenals está entre as opções mais famosas de toda a ilha de Formentera. O local é bem acessível e conta com ofertas completas de serviços, como aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis. A praia possui areia fina e uma ótima possibilidade de restaurante à beira mar.

Playa Es Arenals em Formentera

Outra dica é para que aproveite a proximidade para conhecer o Farol de Mola, o ponto mais alto de Formentera e que possui uma das vistas panorâmicas mais incríveis da ilha. Se você gosta de acordar bem cedo, saiba que este é um dos melhores lugares de Formentera para admirar o nascer do sol.

10. Praia El Tiburon em Formentera

A praia de El Tiburon é uma das mais badaladas de Formentera, principalmente por abrigar um dos melhores cenários para admirar o pôr do sol em uma das regiões mais movimentadas da ilha.

Que tal degustar um mojito enquanto curte um pôr do sol incrível? A praia possui areia clara e águas em tom azul-turquesa. A região também conta com ótimos restaurantes, com menus fantásticos e deliciosos pratos com peixes e tapas.

Praia El Tiburon em Formentera

Pontos Turísticos da Ilha Formentera na Espanha

Há três conjuntos históricos muito importantes em Formentera, sendo eles: Sant Francesc Xavier, Sant Ferran de ses Roques e Pilar de la Mola. Esses três centros históricos são formados por torres de defesa, faróis, igrejas, casas típicas, moinhos, entre outros monumentos culturais e históricos muito importantes na ilha.

São lugares lindos para você conhecer caminhando, passando pelas ruelas, vendo os comércios locais e a arquitetura de cada parte dessas regiões. Pilar de la Mola é uma das áreas mais turísticas e onde acontecem alguns eventos ao longo do ano, como a famosa feirinha hippie de artesanato às quartas e domingos à tarde.

Pilar de la Mola - Formentera

Mirante da Ilha Formentera na Espanha

O Mirador de Formentera fica na região de El Pilar de la Mola, que é a parte mais alta da cidade. Do mirante de Formentera você tem vistas lindas e verá o fenômeno que acontece na ilha, o istmo, que nada mais é do que uma porção de terra estreita que une duas grandes partes de terra e é rodeada pelo mar em dois lados.

Além de ver de perto toda a vegetação de Formentera e suas praias. O Mirante fica na parte leste da ilha, então verá de um lado Es Caló e do outro Caló des Mort.

Mirador de Formentera

Festivais de Música na Ilha Formentera na Espanha

Formentera recebe em junho diversos espetáculos de música ao vivo. Às quintas há musica ao vivo em Es Pujols, às sextas há rock em Sant Ferran e aos sábados há jazz na Praça de Sant Francesc. Outro lugar importante para ouvir e apreciar música é nos Mercados Artesanais da ilha, como o Mercado Artesanato de la Mola e o Mercado Artesanato de Sant Ferran. Já em setembro se festeja o Festival de Guitarras, em Sant Ferran, o qual se dá em duas noites de música ao vivo com músicos locais.

Festival de Música em Formentera

Noite em Fortaleza

A noite dessa ilha não é tão famosa quanto a de Ibiza, muito reconhecida por suas diversas baladas que duram até ao amanhecer e atraem DJs do mundo todo. No entanto, em Formentera também é possível se divertir bastante. Lembrando que essa ilha é mais procurada por turistas que procuram relax e lugares mais tranquilos.

Noite em Fortaleza

Muito mais dicas da Espanha no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem à Espanha

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre a Ilha Formentera na Espanha, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular.

  • Pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais.

Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre a Ilha Formentera na Espanha quando estiver lá.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Agora que você já viu tudo sobre a Ilha Formentera na Espanha, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro.

Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Dicas dos ingressos das atrações da Espanha

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags:

4 comentários

  1. Boa tarde, vou passar apenas duas noites em Ibiza, gostaria de saber se vale a pena fazer um passeio até Formentera de barco. Obrigada desde já!

    1. Olá Isabella! É um pouco corrido, depende muito do gosto mesmo. Se você gosta muito de praia, vale a pena. É uma das praias mais bonitas que já vimos. Nós fizemos o passeio para Formentera quando ficamos 3 dias em Ibiza, e adoramos!

  2. Fomos a Formentera, em 1997, eu meu esposo e nossa filha, é maravilhosa, amamos !!!

  3. Fomos a Ilha Formentera, em 1997, eu meu esposo e nossa filha, é maravilhosa, amamos, pretendemos voltar para uma visita mais demorada !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *