Barcelona

Roteiro de carro de Barcelona ao Porto pelo norte

Veja dicas de um roteiro de carro de Barcelona ao Porto (Portugal) indo pelo norte de Espanha. É um trajeto muito bonito e que permite conhecer toda a vegetação e paisagens do norte de Espanha e norte de Portugal.

Aluguel de carro em Barcelona

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em Barcelona e na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais.

O que levar em consideração antes da viagem?

Quando se pensa em fazer um roteiro por mais de uma cidade (e neste caso, duas cidades de 2 países diferentes e com certa distância entre elas), devemos levar em consideração alguns detalhes antes:

Número de dias: o número de dias que você possui para fazer o roteiro por Barcelona e Porto é muito importante para saber – além de quantos dias ficar em cada cidade – que pontos turísticos e passeios fazer em cada uma delas e quais outras cidades dá para encaixar no caminho.

Orçamento: o orçamento também é importante pois isso influencia como as viagens são feitas (ônibus, trem, aluguel de carro ou avião). Por exemplo: as viagens de ônibus e trem são as mais baratas, porém, as mais longas também. Já indo de carro, compensa um pouco mais (principalmente se for com mais gente) e o avião é a opção mais rápida, porém, nem sempre a mais barata!

Distância: são 1123 km entre Barcelona e Porto.

Banner-Gabr
  • A vantagem dessa viagem é que os dois países são vizinhos e por isso você pode transitar livremente por eles. Lembre-se que se preferir fazer o trajeto de avião (e não tiver cidadania europeia) terá de novamente mostrar passaporte e passar na imigração portuguesa.
  • Leia a matéria como ir de Barcelona ao Porto com todas as opções de meios de transporte, para que você avalie os prós e contras de cada.

Casa Batllo em Barcelona

Roteiro de Barcelona ao Porto: 7 dias

Como o número de dias de roteiro vai variar de leitor para leitor (e levando em conta os detalhes que mencionamos acima), vamos sugerir um roteiro de 7 dias para visitar Barcelona, Porto e três cidades no meio desse trajeto: San Sebastián, Corunha e Santiago de Compostela. Dessa forma, pode adaptar para mais dias ou para menos. A nossa sugestão de dias mínimos ficaria: 3 dias em Barcelona, 1 dia em San Sebastián, 1 dia para visitar A Corunha e Santiago de Compostela e 2 dias no Porto.

Vista do Porto

1º dia de roteiro: primeiro dia em Barcelona

Comece o dia pela Plaça de Catalunya. Ela dá acesso às duas ruas mais importantes e famosas da cidade, Las Ramblas e Passeig de Gràcia. Las Ramblas na verdade é um conjunto de ruazinhas, mas uma delas ficou mais conhecida e por isso se generaliza chamando essa Rua de Las Ramblas.

Ela é cheia de árvores, barracas de lembrancinhas, muitos cafés e vários artistas fazendo suas artes ao ar livre. No lado direito de Las Ramblas fica o famoso Mercado La Boqueria, onde dá para petiscar e continuar aproveitando a tarde.

Mapa de rota entre o Mercado La Boquería, Monumento de Cristovão Colombo e Bairro Gótico a pé

Depois de almoçar em um dos mercados mais típicos de Barcelona, continue descendo Las Ramblas. No final dela, você vai encontrar um monumento de Cristóvão Colombo apontando para as Américas. Nessa parte inicia o Porto de Barcelona, onde fica o Aquário de Barcelona, uma atração muito legar para ir com crianças. Voltando em direção a Las Ramblas, tem uma entrada à direita que vai dar ao Bairro Gótico. Lá no bairro Gótico está a Basílica de Santa Maria del Mar e o Museu Picasso, uma das atrações mais famosas de Barcelona.

Bairro Gótico em Barcelona

Depois, vá conhecer a Catedral de Barcelona e outro lugar incrível: a Sagrada Família, que por fora já é linda, mas a entrada também vale a pena. Perto está o Palácio da Música Catalã, outra obra linda de Gaudí. Ao entardecer, passe no Arco do Triunfo de Barcelona e conheça o Parc de la Ciutadella. E para finalizar o primeiro dia, vá até o Passeig de Gràcia, onde estão duas outras obras imperdíveis de Gaudí: a Casa Batlló, e La Pedrera.

2º dia de roteiro: segundo dia em Barcelona

No segundo dia, comece pelo Estádio Camp Nou do Barcelona, se você gostar de futebol, mas mesmo que não seja muito apreciador, visite pelo menos o Museu do FC Barcelona, que é um lugar cheio de história e que contagia qualquer um que o visita, com tantos troféus e uma exposição interativa cheia de detalhes e informações.

Estádio Camp Nou do Barcelona

Depois vá para a Plaça Espanha, em um trajeto que dura 10 min de carro e 35 min utilizando o transporte público, onde esta o Museu Nacional de Arte da Catalunya, um museu fantástico e diferente, pois conta a história da arte da região da Catalunha.

Museu Nacional de Arte da Catalunya

Se você quer fazer compras em Barcelona, aproveite as horas que lhe restam na cidade e conheça as principais lojas, ruas e shoppings onde comprar na cidade. Uma vez que estará no Museu Nacional de Arte da Catalunya, aproveite e conheça o Shopping Arena de Barcelona, que fica ao lado (2min caminhando) e assim você economiza tempo em deslocamentos.

Shopping Arena de Barcelona

Depois das compras, se você seguir pela Avenida de La Reina Maria Cristina, chegará ao Montjuic, onde está o castelo onde foram realizadas as Olimpíadas de Barcelona em 1992. Apesar de ficar do outro lado da cidade, arrume um tempinho para encaixar o Parc Güell, cerca de 25 minutos de carro de Montjouic. É também uma obra magnífica de Gaudí, e considerada uma das mais coloridas, além de ter um excelente espaço e muita flora, fora as vistas deslumbrantes de toda a cidade.

3º dia de roteiro: terceiro dia em Barcelona + viagem

No último dia na cidade, depende muito o tempo que você tem para saber o que visitar. Os pontos principais você já conheceu, então agora resta pelo menos visitar uma das praias mais importantes da cidade, a Praia Barceloneta que é a mais conhecida. Com uma areia clara e um mar tranquilo, Barceloneta é frequentada por moradores e turistas e sempre está cheia de adultos e crianças.

  • O melhor de tudo é a localização da praia, bem pertinho do centro de Barcelona e por isso o número de bares e restaurantes próximos é bastante variado, com opções à beira mar para você apreciar a comida típica catalã junto ao Mediterrâneo.

Praia de Barceloneta

  • De Barcelona a San Sebastián: 518 km (5h58min)

Após visitar a cidade de Barcelona durante três dias, recomendamos seguir viagem até San Sebastián, onde poderá dormir e no dia seguinte aproveitar bem a cidade e ainda seguir viagem para o norte da Galiza, onde conhecerá Corunha e Santiago de Compostela.

De Barcelona a San Sebastián

4º dia de roteiro: San Sebastián

Acorde cedinho no quarto dia de roteiro porque a cidade de San Sebastián tem muito a oferecer. No centro histórico verá ruas bem estreitas e cheias de charme, onde fica o Museu de San Telmo, com coleções arqueológicas e etnográficas, e a Plaza de la Constitución. Nos restaurantes, você verá muitos “pintxos”, as tapas típicas do País Basco. Vale super a pena provar! Mas sem dúvida, recomendamos fazer um passeio pelo litoral e observar as praias de San Sebastián.

Vista das praias em San Sebastián

  • De San Sebastián à Corunha: 639 km (6h51min)

De San Sebastián à Corunha

5º dia de roteiro: Corunha + Santiago de Compostela

No 5º dia dá para visitar tranquilamente, sem pressas, as duas cidades galegas: A Corunha e Santiago de Compostela. Começando por A Corunha, pode visitar:  o Palácio Municipal, que fica na Plaza María Pita, a mais importante e turística da cidade. É um edifício modernista que foi construído entre 1908 e 1912, inaugurado em 1927 pelo Rei Afonso XIII. Em sua fachada é possível observar quatro estátuas em pedra que representam as províncias galegas: A Corunha, Ourense, Lugo e Pontevedra.

Centro de A Coruña

E a Torre de Hércules (e todo o seu entorno): trata-se de uma torre e farol que está situada sobre uma colina, o que a faz aparentar ser ainda maior. A torre tem 57 metros de altura e data do século I. É o único farol romano e o mais antigo farol ainda em funcionamento de todo o mundo. Em 2009, a Torre de Hércules foi declarada Patrimônio da Humanidade. A lenda conta que Hércules (da mitologia grega) chegou na região da torre em barco e lá enterrou a cabeça de Gerión, ao qual teria ganhado em combate.

A Coruña - Torre de Hércules à esquerda

Depois de ver o centro de A Corunha e a Torre de Hércules, siga mais 53km até Santiago de Compostela, muito famosa pelos caminhos até Santiago. Lá poderá ver a Catedral de Santiago, uma das mais lindas da Espanha e, segundo a lenda, é neste local que fica o santo sepulcro do apóstolo Santiago. Foi construída entre os séculos XI e XIII e apresenta diversos estilos arquitetônicos, como o gótico, barroco e o românico. A catedral é enorme, com aproximadamente 14 capelas.

  • Algumas dessas capelas valem a pena serem destacadas, como a Capela das Relíquias, onde fica o panteão real e estão enterrados membros da realeza espanhola (Alfonso IX de León e Fernando de León).
  • Veja aqui outros pontos turísticos para visitar em Santiago de Compostela.

Catedral de Santiago de Compostela

  • De Santiago de Compostela ao Porto: 639 km (6h51min)

Depois de ter visitado duas cidades da província da Galícia, é hora de seguir viagem e atravessar a fronteira para chegar a Portugal. No caso, até à cidade do Porto, o destino final e onde passará mais dois dias de roteiro. Lembre-se que ao passar a fronteira, o horário passa de +1 a 0. Por isso, ”viaja no tempo” e ganha mais uma hora!

De Santiago de Compostela até ao Porto - Portugal

6º dia de roteiro: primeiro dia no Porto

Comece a viagem na cidade conhecendo o centro histórico do Porto. Vá até a Ribeira, um dos lugares mais emblemáticos da cidade e núcleo dela. Na Ribeira costumam ter tendinhas vendendo passeios pela cidade, se for da sua vontade, faça o Yellow Bus Tour, no qual há um passe de dois dias por 22€ para conhecer a cidade em ônibus, com o passeio durando 1h em barco e incluindo uma visita guiada às famosas caves de vinho do Porto, onde você ainda pode degustar essa iguaria portuguesa.

Caves de vinho do Porto

Faça primeiro o passeio de ônibus, ocupando a manhã. Depois volte para a Ribeira e almoce por lá mesmo, pois há ótimos restaurantes. Mas se preferir veja nossas dicas de restaurantes em Porto e escolha o que mais se adapta aos seus horários e localização. Depois faça o passeio em barco e visite as caves, finalizando o primeiro dia no Porto com um lindo pôr-do-Sol na ponte D. Luís I.

Ribeira - Porto

7º dia de roteiro: segundo dia no Porto

Vá até os Jardins do Palácio de Cristal, que é um parque na região mais alta da cidade, com uma bela vista do Porto, tendo a oeste a Ponte da Arrábida e a foz do Rio Douro. O Palácio de Cristal hoje em dia funciona apenas como um pavilhão esportivo. Perto está um famoso restaurante, o Capa Negra, para experimentar a comida típica do Porto: a francesinha.

Nada mais é do que um enorme sanduíche servido em prato e que se come com talheres, pois leva muitos ingredientes como linguiça, salsicha, carne, presunto, entre outros e coberto por queijo derretido e um molho específico e apimentado, também cheio de ingredientes.

Palácio de Cristal no Porto

Depois de ganhar tanta energia com esse almoço, vá até à Baixa do Porto, onde está a Igreja do Carmo, com a fachada decorada com azulejos típicos de Portugal. Por aquela área está também a Torre dos Clérigos, um dos mirantes mais conhecidos da cidade, com 76 m de altura. Vá até o sul e conheça o Palácio da Bolsa, outro belíssimo edifício com várias salas, uma mais linda e chique que a outra.

A entrada é paga e é necessária uma visita guiada, que acontece a cada meia hora. Se ainda estiver com tempo, conheça também a Catedral da Sé, da qual é possível ter uma vista da parte mais histórica e antiga do Porto. Com isso, você finaliza o roteiro de dois dias no Porto, tendo conhecido as duas regiões mais turísticas e históricas da cidade.

Igreja do Carmo no Porto

Onde ficar no Porto?

Essa é a principal região recomendada para os turistas, pois está perto da maioria das atrações que a cidade tem a oferecer. Se você optar por se hospedar no centro, vai ter a facilidade de fazer tudo a pé ou com os meios de transporte públicos caso queira ir a algum lugar mais distanciado do centro. Um bom lugar para escolher o hotel é na Avenida dos Aliados e da Praça da Batalha. É o melhor lugar onde ficar no Porto, pensando em localização perto dos principais pontos turísticos do Porto.

Centro do Porto - vista

Se quiser ver melhor onde é essa região e quais os hotéis que ficam por lá, clique aqui que abrirá um mapa que montamos mostrando todos os hotéis dentro dessa região que é excelente. Já colocamos como filtro para só mostrar hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem. Ai é só colocar a data da viagem para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa linha laranja que mostra no mapa, não tem erro.

Mapa da melhor região do Porto: centro

Outras dicas de roteiros em Barcelona e Porto:

Muito mais dicas de Barcelona no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis de Barcelona, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos de Barcelona. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem a Barcelona

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre roteiro de carro de Barcelona ao Porto indo pelo norte, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade em Barcelona e na Europa

Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Com ele, poderá usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, escanear cupons de descontos, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e se conectar através das redes sociais.

Outra vantagem, é que com internet você não precisa alugar um GPS para o seu carro, o que fará você economizar uns 100€. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre roteiro de carro de Barcelona ao Porto indo pelo norte quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Barcelona e na Europa

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Barcelona

Agora que você já viu tudo sobre roteiro de carro de Barcelona ao Porto indo pelo norte, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Barcelona é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares.

Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Barcelona, com dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente. Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Barcelona.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Barcelona

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal.

Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Barcelona e na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Viagem de carro pela Espanha

Dicas dos ingressos das atrações de Barcelona

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias.

Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para Barcelona todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço. Para todas as principais atrações como a Sagrada Família, Parque Güell, Casa Batlló, Casa Milà, os museus e o Estádio do Barcelona, você precisará comprar os ingressos para poder entrar.

Veja outras matérias imperdíveis de Barcelona:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
Praias em Barcelona: As melhores e mais bonitas praias.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags: