Espanha

Como será o desconfinamento na Espanha?

Como será o desconfinamento na Espanha

Veja como acontecerá o retorno à vida normal na Espanha

Saiba como será o desconfinamento na Espanha e veja quais lugares serão reabertos, o que está restrito e as recomendações necessárias ao país. A Espanha terminará gradualmente seu confinamento a partir de 11 de maio. Porém, é importante ressaltar que essa fase 1 do plano de desescalada é válida apenas para algumas cidades espanholas. Enquanto isso, Madri, grande parte da Catalunha (inclusive Barcelona), Valência, Málaga e Toledo ainda permanecem na fase 0, ou seja, em quarentena rígida. Veja a seguir todos os detalhes de como será o desconfinamento na Espanha e a retomada das atividades diárias na vida dos cidadãos espanhóis.

Como será o desconfinamento na Espanha

E se você está planejando viajar para lá, não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre como será o desconfinamento na Espanha.

Quarentena para chegadas no início do desconfinamento na Espanha

A fim de evitar novos contágios e proteger o desconfinamento, a Espanha impôs uma quarentena obrigatória de 14 dias a qualquer um que chegue do exterior, a partir do dia 15 de maio. Essas pessoas só poderão sair para comprar produtos de primeira necessidade ou ir a centros de saúde. Além disso, serão restritas as chegadas marítimas e aéreas dos países que fazem parte do Acordo de Schengen, uma área europeia de livre-circulação. Vale lembrar que as restrições para viajantes vindos de outras regiões além do espaço Schengen já são válidas desde o dia 23 de março. Por enquanto, somente pessoas autorizadas podem se deslocar dentro de sua província espanhola.

Pessoas usando máscaras na Espanha

Uso obrigatório de máscaras na Espanha

A partir de 4 de maio, o uso de máscaras tornou-se obrigatório no transporte público da Espanha, a fim de evitar a propagação da covid-19. Para colaborar com esta medida, foram distribuídas seis milhões de máscaras pelo governo espanhol. Em outros locais públicos, como restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais, a utilização da máscara também será obrigatória nos próximos dias, além das medidas de distanciamento social já recomendadas no país.

Máscaras no transporte público na Espanha

Visitar familiares e amigos

Na fase 1 do desconfinamento na Espanha, são permitidas reuniões com familiares e amigos em grupos de até 10 pessoas, tanto dentro de casa quanto em ambientes públicos, como bares e restaurantes. Isso desde que estejam todos residindo na mesma província. Já as visitas às casas de repouso continuam restritas, por serem locais com grande vulnerabilidade.

Refeição em família na Espanha

Restaurantes e bares na Espanha

Os terraços dos restaurantes e bares, chamados esplanadas, poderão reabrir na Espanha a partir do dia 11 de maio, porém ocupando apenas 50% de sua capacidade total e com uma distância mínima de dois metros entre as mesas. Os moradores locais já podem comer e beber à vontade a céu aberto, porém respeitando as recomendações. A quantidade em cada grupo de clientes deverá ser de no máximo 10 pessoas, e nos intervalos entre cada grupo, as mesas devem ser desinfetadas. Já os cardápios e guardanapos não poderão mais ficar expostos para serem compartilhados. Vale lembrar que por enquanto, o uso de máscaras é obrigatório nesses estabelecimentos, tanto por clientes quanto funcionários.

Restaurante Florit em Formentera

Na fase 2 do desconfinamento na Espanha, prevista para o dia 25 de maio, já será permitido o consumo de alimentos e bebidas dentro dos estabelecimentos, com serviços de mesa. Porém, ainda haverá limitação de ocupação, sendo um terço da capacidade total, com todos sentados. Nesse período, as casas noturnas ainda estarão proibidas. Já na fase 3, que deverá acontecer a partir do dia 8 de junho, a capacidade aumentará para 50% e será permitido que os clientes fiquem em pé. As casas noturnas, incluindo discotecas e clubes, também poderão ser reabertos, com capacidade máxima de um terço.

Comida na Espanha

Lojas na Espanha

Na fase 0 do desconfinamento na Espanha, lojas consideradas prestadoras de serviço (como cabeleireiros, lojas de ferragens, floristas etc.) foram reabertas, porém com muitas restrições. Já na fase 1, serão reabertos os pequenos estabelecimentos comerciais, com menos de 400 metros quadrados, sem necessidade de atendimento com marcação prévia. Essas lojas também só devem receber 50% de sua capacidade máxima de ocupação, com distância mínima de 2 metros entre os clientes, e balcões ou telas que separem os clientes dos funcionários. Caso não haja, deverão ser tomadas medidas de proteção individual, com a utilização de máscaras e luvas.

Loja Loewe

Entre as marcas mais conhecidas no país que começaram a abrir suas lojas durante esse processo, estão Ikea, Inditex (Zara, Pull and Bear, Stradivarius, Bershka, Kiddy’s Class), Mango, Leroy Merlin, Tendam (Women’s Secret, Springfiedl, Cortefiel e Pedro del Hierro), Kiko Milano, Parfois, The Body Shop e Lush.

Shoppings centers na Espanha

Os shoppings centers ainda não estão liberados para reabrirem até a fase 2, no dia 25 de maio. A partir dessa data, eles serão reabertos ao público com uma capacidade limitada de 40%, além de terem acesso proibido a suas áreas comuns e de lazer.

Shopping Principe Pío em Madri

Cinemas, teatros e museus na Espanha

Esses estabelecimentos abrirão em etapas. Na fase 1 do desconfinamento na Espanha, reabrirão as bibliotecas, os atos e shows culturais com capacidade máxima de 30 pessoas, em locais fechados, e 200 pessoas, ao ar livre. A reabertura dos museus também fará parte da fase 1, porém com ocupação de apenas um terço de sua capacidade máxima. Já os cinemas e teatros só poderão reabrir na fase 2, a partir de 25 de maio, com restrição de um terço de sua capacidade. A partir de então, serão permitidas também visitas a monumentos e outros pontos turísticos.

Teatro Arriaga em Bilbao

Hotéis na Espanha

O setor hoteleiro também inicia seu processo de reabertura no desconfinamento. Os hotéis e outros tipos de hospedagens podem reabrir sem restrições de ocupação, porém não poderão reabrir as suas zonas comuns, como áreas de lazer, por exemplo.

Hotel Duquesa de Cardona em Barcelona

Praias na Espanha

As praias espanholas estarão liberadas ao público apenas na fase 3 do desconfinamento, que está prevista para acontecer a partir de 8 de junho. Foi divulgada pelo governo apenas a informação de que será feito “em condições de segurança e distância”. Espera-se que as praias sejam divididas em lotes e hajam turnos, assim como setores por idade, porém nada foi confirmado.

Praia de Zurriola em San Sebastián

Esportes na Espanha

Desde a fase 0, já era possível realizar o esporte não profissional em horários restritos, desde que fossem atividades sem contato físico, como caminhar, correr, patinar, andar de bicicleta ou surfar. Já na fase 1, são permitidos os esportes sem contato em instalações externas, como atletismo e tênis. Por enquanto, os esportes profissionais e com contato físico, como futebol e basquete, continuam proibidos.

Corrida na Espanha

Instituições religiosas na Espanha

As igrejas e outras instituições religiosas onde são realizados cultos já podem ser reabertas a partir do dia 11 de maio. Elas possuem a restrição de limitarem sua lotação para um terço de sua capacidade máxima. Já na fase 2 do desconfinamento na Espanha, prevista para o dia 25 de maio, a lotação poderá chegar a 50%.

Refeição em família na Espanha

Escolas na Espanha

Segundo o atual presidente do país, Pedro Sánchez, as escolas não serão reabertas até setembro. A partir do dia 11 de maio, elas estarão abertas apenas para professores e funcionários. Já a partir do dia 25 de maio, quando deverá se iniciar a fase 2 do desconfinamento na Espanha, serão liberadas aulas para o ensino infantil, com crianças de até 6 anos de idade, caso os pais ou responsáveis necessitem trabalhar presencialmente. Também a partir dessa data, os alunos dos cursos que terminam o o ciclo educacional intermediário (“ciclo educativo medio“) poderão assistir aulas voluntariamente, porém cada sala deverá ter grupo de no máximo 15 alunos.

Crianças na escola na Espanha

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre como será o desconfinamento na Espanha, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre como será o desconfinamento na Espanha quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Espanha

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Agora que você já viu tudo sobre como será o desconfinamento na Espanha, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Viagem de carro pela Espanha

Dicas dos ingressos das atrações da Espanha

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags: