Conheça a Estação de Esqui da Sierra Nevada. É uma das estações de esqui espanholas mais famosa e fica localizada em Granada, no sul do país. No inverno, a serra e parque nacional fica bastante nevada, ideal para quem quer se aventurar na neve ou até mesmo esquiar.
- Esse parque da Sierra Nevada, além de ser o mais meridional da Europa é também o mais alto da Espanha. Nele, fica o Pico Mulhacén, o mais alto da Península Ibérica (3480 m de altura).
E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais.
Como é o clima na Sierra Nevada?
O clima na Sierra Nevada é até razoável, afinal trata-se de uma serra bem alta e onde neva (no inverno), mas que fica no sul, em uma região próxima ao Mediterrâneo. A temperatura máxima é de 20ºC no verão!
No entanto, no inverno as temperaturas podem oscilar entre -10ºC e 0ºC. Janeiro é o mês do ano onde há maior neve cobrindo as montanhas. Na Serra é possível notar bastante o clima mediterrâneo, já que no verão e estações mais quentes, graças à força dos ventos, o ambiente é árido e com baixa pluviosidade. Já no inverno, a chuva vem em forma de neve.
- Confira a matéria completa de como é o clima em Granada.
Quando há neve na Sierra Nevada?
Como o clima e condições da Serra são um pouco diversas dos demais lugares onde neva, a temporada de esqui não dura muito tempo. Normalmente, a estação abre em dezembro e funciona até abril. Sendo janeiro, como dito anteriormente, o mês em que há mais quantidade de neve. A Serra é ótima para quem gosta de praticar esportes na neve, principalmente esqui e snowboard.
- Um detalhe que torna a Sierra Nevada quase única e que faz com que se destaque é o Sol, que até nos dias mais frios de inverno sempre aparece, aquecendo um pouco os turistas e criando paisagens lindas.
Como é a estação de Esqui Sierra Nevada?
A estação de esqui de Sierra Nevada tem mais de 105 km que se dividem nas 124 pistas de diversos níveis de dificuldade. A estação foi fundada em 1964 e fica em Monachil. O mínimo de neve é 2.100 metros e o máximo 3.300 metros. Todas as pistas estão orientadas para o Noroeste e o desnível é de 1.200 m de altura, o maior da Espanha.
Além das pistas para os diversos tipos de dificuldade e diversas modalidades, há também 15 escolinhas de esqui e uma creche, para deixar as crianças, além de lugares para alugar equipamentos e restaurantes. Se está procurando quando e onde esquiar em Espanha, aproveite para conhecer a Sierra Nevada.
Pistas de esqui da Sierra Nevada
A Sierra Nevada conta com diversas pistas e áreas de esqui que se podem dividir em:
- Área esquiável: compreende o conjunto de pistas, ou seja, todos percursos preparados e eventualmente condicionados, reservados ao esqui, snowboard e outras atividades autorizadas. Você só pode esquiar em pistas previamente abertas pela Estação.
- Itinerários: São aqueles percursos, não preparados ou condicionados pelo Resort, adequados apenas para esquiadores experientes. Eles são considerados comparáveis à área “fora de pista”. O itinerário é percorrido sob a responsabilidade exclusiva do esquiador ou de seu professor ou guia. A Estação abrirá e fechará os itinerários com base apenas na presença ou ausência de neve, que, por não ser tratada, ficará em seu estado natural. Os esquiadores devem ser informados, antes de entrar em um itinerário, sobre o risco de avalanches informado pela Estação.
- Área fora de pista: É aquela área que não é supervisionada pelo resort e não é de sua responsabilidade, mesmo estando dentro de sua área de esqui, os esquiadores podem acessá-la vindo ou não dos teleféricos do resort, mas o consequências para si ou para terceiros, que possam ser causadas por suas ações, permanecem sob sua responsabilidade. Embora o resort possa fornecer informações gerais sobre o clima ou perigos de avalanche, o esquiador fora de pista evolui sob sua própria responsabilidade ou de seu professor ou guia, pois é uma área que não está sinalizada ou protegida dos perigos da montanha.
Ps: As áreas não preparadas e não marcadas localizadas entre as pistas ou nas suas bordas são consideradas zonas “fora de pista”.
Classificação das pistas de esqui da Sierra Nevada
- Percurso muito fácil, ou para principiantes: o seu desnível longitudinal e transversal não poderá ultrapassar os 15% de desnível, com exceção de troços curtos e serão assinalados a verde.
- Pista fácil ou intermediária: a inclinação longitudinal e transversal não poderá ultrapassar 25%, com exceção de trechos curtos e serão marcados em azul.
- Pista difícil: a sua inclinação longitudinal e transversal não pode ultrapassar os 40%, com exceção dos troços curtos e serão assinalados a vermelho.
- Pista muito difícil: aquela que ultrapassar os valores máximos indicados para pistas difíceis ou vermelhas e será marcada em preto.
PS: Faixas extremamente difíceis podem opcionalmente ser marcadas com dois losangos pretos.
A classificação das pistas de acordo com o seu grau de dificuldade é realizada com base em critérios topográficos, pelo que o utilizador deve ter em conta que as condições climatéricas ou o estado da neve podem aumentar a dificuldade.
Preços da estação de esqui da Sierra Nevada
Os preços variam conforme a temporada, número de dias e tipo de bilhete. Consulte sempre o site oficial, já que os preços variam de acordo com as temporadas e podem mudar a cada ano. Site: www.sierranevada.es
Para quem não vai esquiar, seguem os valores por faixa etária e opções de subida em teleférico:
Como chegar à Sierra Nevada
Se você for de carro, a Sierra fica a aproximadamente 30 km de Granada, o que dá perfeitamente meia hora de condução. O percurso é muito bonito, mas vale a pena tomar cuidado caso a estrada esteja nevada. No parque há estacionamentos, que se pagam, mas todos muito bem preparados para abrigar a imensa quantidade de carros que ali chegam.
- Se for de ônibus, basta pegar um na Rodoviária de Granada. No inverno eles saem de segunda a sexta às 8h, 10h e 17h e aos finais de semana e feriados às 8h, 10h, 15h e 17h.
- Para voltar para Granada de ônibus, o último horário é às 18h30, todos os dias. O bilhete custa 5€ a viagem ou 9€ ida e volta.
Muito mais dicas da Espanha no Youtube!
Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:
Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa
Agora que você já sabe tudo sobre a Estação de Esqui da Sierra Nevada em Granada, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir à qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa
Poder usar seu celular em Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 euros por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular.
- Pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem à Espanha nas redes sociais.
Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre Estação de Esqui da Sierra Nevada em Granada quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha
Agora que você já viu tudo sobre a Estação de Esqui da Sierra Nevada em Granada, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas.
Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.
Dicas dos ingressos das atrações da Espanha
Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.
Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:
O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.