Ilhas Canárias

Meses de alta e baixa temporada nas Ilhas Canárias

Conheça os meses de alta e baixa temporada nas Ilhas Canárias. Veja todas as dicas sobre o assunto, para planejar melhor a sua viagem. Ao decidir o destino da sua viagem, uma das dúvidas mais frequentes que surgem é com relação a data. Algumas pessoas se questionam e acreditam que o período de alta temporada é o melhor para viajar ao exterior. Sendo assim, aproveitamos para dar algumas dicas sobre os meses de alta e baixa temporada nas Ilhas Canárias.

Isla de Lobos em Fuerteventura

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais.

Conhecendo mais sobre as Ilhas Canárias

As Ilhas Canárias são um conjunto de ilhas que fica no Oceano Atlântico, ao sul da Espanha e perto da Ilha da Madeira, em Portugal. As ilhas, apesar de pertencerem à Espanha, ficam muito mais próximas de Marrocos, no norte da África. O clima, como se pode imaginar, é bem quente, sendo por isso, um dos destinos preferidos para passar férias.

  • As ilhas são formadas por sete grandes ilhas que se dividem em duas províncias: Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas, e suas capitais recebem o mesmo nome, respectivamente.

Vista aérea de Punta de Teno em Tenerife

Clima e geografia das Ilhas Canárias

As ilhas se formaram por erupções de vulcões, há milhões de anos. O ponto mais alto é justamente de um vulcão, o Teide, que fica na Ilha de Tenerife, a 3.718 metros do nível do mar, sendo o ponto mais alto da Espanha e de todas as demais ilhas do Oceano Atlântico. O clima das ilhas é subtropical, com temperaturas boas o ano inteiro, o que faz com que sua atividade econômica principal seja o turismo, por conta das belas paisagens, praias e clima.

Parque Nacional de Teide

Alta temporada nas Ilhas Canárias

Por ter um clima subtropical seco, as Ilhas Canárias costumam manter, de maneira geral, dias bem agradáveis durante o ano todo. Para você ter uma ideia, as temperaturas por lá costumam variar entre máximas que ficam entre 20°C e 30°C, e mínimas dos 15°C aos 21°C. Lembra um pouco as temperaturas do

Banner-Gabr

Playa del Inglés em Gran Canaria

A alta temporada nas Ilhas Canárias é tida no verão europeu, principalmente entre os meses de junho a agosto, que é o período de férias por lá. Por outro lado, por ter um bom clima durante boa parte do ano, indicamos que visite o local em outros meses, pois com a alta temporada aumentam as temperaturas, a movimentação de turistas e os preços.

Baixa temporada nas Ilhas Canárias

Apesar de ter períodos de chuvas bem escassos, com médias anuais que vão dos 100 aos 550 mm, os meses mais chuvosos (e tidos como de baixa temporada) são os de inverno, que vão de dezembro até fevereiro. A questão das chuvas varia muito na região da ilha que irá visitar, principalmente se a maior parte do seu planejamento de roteiro está no norte.

  • Para você ter uma ideia, os dias chuvosos e mais frios do inverno podem chegar com um pouco mais de intensidade à costa norte de Tenerife e Gran Canaria, bem como nas ilhas de El Hierro e La Palma.

Majorca Playa de Illetas em La Palma

Outro ponto que vale a pena destacar é que no inverno a neve cai com bastante força na região do vulcão Teide, uma atração bem interessante da estação. Por outro lado, de maneira geral, o inverno é bem tranquilo nas Ilhas Canárias, com temperaturas bem próximas da primavera, com máximas de 20°C e mínimas de 15°C. Lembra o clima de Punta Cana!

Conhecendo Santa Cruz de Tenerife

As ilhas que formam a província de Santa Cruz de Tenerife são: Tenerife, La Palma, La Gomera e El Hierro. Tenerife é a maior ilha das Canárias e onde fica o vulcão El Teide, um dos principais pontos turísticos. É também a mais populosa, com dois aeroportos internacionais, além de duas marinas. La Palma se destaca por sua biosfera e pelo Parque Nacional da Caldera de Taburiente, um dos parques nacionais mais importantes.

Santa Cruz de Tenerife - Tenerife

La Gomera é a segunda menor ilha de Santa Cruz de Tenerife. Nela fica o Parque Nacional de Garajonay, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1986. El Hierro é a ilha mais ao sul das Canárias e sua capital é Valverde. Tem também um aeroporto e um porto, chamado La Estaca. Aproveite também para conhecer mais conteúdos e descobrir o que de melhor cada ilha guarda:

Província de Las Palmas

Já as ilhas que formam a província de Las Palmas são: Gran Canaria, Fuerteventura, Lançarote, Ilha de Lobos e o arquipélago de Chinijo, que tem as ilhas Graciosa e Alegranza.

  • Gran Canaria é a terceira maior ilha do arquipélago e conta com um dos picos mais altos das Ilhas, o Pico de las Nieves, con 1949 metros de altitude.
  • Fuerteventura fica a exatos 100 km de Marrocos, oferecendo paisagens incríveis do outro continente. É uma cidade com muitos antigos vulcões, o que chama a atenção de muitos turistas.

Praia em Fuerteventura

  • Lanzarote é a ilha mais ao este das Ilhas Canárias, formada por vulcões, crateras e grandes rios de lava. Seu principal ponto turístico é o Parque Nacional de Timanfaya.
  • O Arquipélago Chinijo é formado por um conjunto de pequenas ilhas: Graciosa, que é a única ilha ainda habitada deste arquipélago, Alegranza e outras pequenas ilhas.
  • Por fim, a Ilha de Lobos fica a 2 km de Fuerteventura e não está habitada, no entanto, faz parte do Parque Natural da Ilha de Lobos, com uma vegetação muito diversificada e lobos-marinhos, que lhe dá nome.

Aproveite também para conhecer mais conteúdos e descobrir o que de melhor cada ilha guarda:

Gran Canária - Las Palmas

Eventos e Festividades nas Ilhas Canárias

Dia de Reis – 6 de Janeiro: Este é um dia importante em toda província. O Dia de Reis é comemorado com procissões e festa em grande parte dos destinos espanhóis. A comemoração começa no dia 5 de janeiro, quando os três Reis Magos chegam nas cidades, presenteando as crianças com doces.

Festa das Amendoeiras em Flor – Fevereiro: Esta festividade acontece no início de fevereiro, quando as amendoeiras começam a florir. Ela é mais celebrada em Tejeda e Valsequillo, com festa cercada de produtos e delícias locais, como doces de amêndoas e licores, além de muitas danças e músicas tradicionais.

Dia de Reis – 6 de Janeiro

Carnaval – Fevereiro/Março: Principalmente nas ilhas de Gran Canaria, Tenerife e Santa Cruz,  o Carnaval é celebrado por todos os cantos. A nossa dica é para que aproveite a festa em Las Palmas, San Bartolomé, Maspalomas, Agaete e Telde, sendo que cada uma delas possui um encanto único. Por lá você encontrará vestimentas coloridas, música, dança e muita alegria, como todo bom carnaval deve ser. Outro ponto interessante são os concursos de murgas, bandas tradicionais que cantam músicas humorísticas de carnaval, conhecidas por nós como marchinhas.

Carnaval em Gran Canaria

Semana Santa – Março/Abril: Por ser um evento religioso, a Semana Santa em Las Palmas, Santa Cruz, Puerto de la Cruz, La Orotava, Garachico e La Laguna também é cercada por procissões. Nesta data, é possível encontrar diversas imagens de Santos nas ruas, bem como outros símbolos sagrados, que são carregados pelas ruas das ilhas.

Semana Santa em Gran Canaria

Rally Islas Canarias Trofeo El Corte Inglés – Abril/Maio: Outro evento bem importante que acontece nesse destino é o maior rally de automóvel das Ilhas Canárias. A disputa recebe pilotos de todo o mundo, e suas etapas passam por Ingenio, Tejeda, Artenara, Valleseco, Telde e Ayacata.

Rally Islas Canarias Trofeo El Corte Inglés

Fiesta de los Aborígenes – 29 de Abril: Esta é uma festa histórica, que marca a vitória dos Guaches em cima dos Espanhóis, além da inclusão da Gran Canaria pela Coroa de Castela. Esse último fato aconteceu em 1483, e desde então ocorrem cerimônias lindas na Fortaleza Grande para comemorar o marco histórico, com música, dança e também homenagens à Santa Lucía.

Fiestas del Queso – 27 de Abril: Do dia 27 de abril até 04 de maio, acontece na vila de Santa María de Guía uma das mais tradicionais e deliciosas festas da região. A festividade é marcada pela fabricação de queijos, música e danças tradicionais, além de muitas degustações dessas delícias.

Convite Fiestas del Queso 2019

Día de Canarias – 30 de Maio: Por ser o feriado oficial das Ilhas Canárias, é o momento em que todas as ilhas realizam comemorações, com festas e shows. Em muitas ilhas é possível encontrar a apresentação de lutas tradicionais, bem como grupos folclóricos, seguindo sempre as tradições locais históricas.

Corpus Christi – Maio/Junho: Este é uma das festividades religiosas mais lindas da Espanha, quando as ruas ficam decoradas com tapetes de flores, e algumas regiões fazem desenhos com sal colorido. Os destinos ficam incríveis e cobertos por passagens coloridas. Las Palmas costuma ser referência nessa data, com as decorações mais incríveis de todas as Ilhas Canárias.

Corpus Christi em Las Palmas

Festival de Música das Ilhas Canárias – Junho: Este festival de música clássica é um dos mais famosos em toda a Europa. Para você ter uma ideia, nesse evento os maiores músicos e orquestras sobem ao palco para se apresentar. As atrações e apresentações mudam a cada ano, sempre com uma novidade ou músicos especiais. O festival acontece simultaneamente, em vários locais da Ilha.

Fiesta del Carmen – 16 de Julho: A Fiesta del Carmen é uma das mais importantes nas Ilhas Canárias, principalmente pela Virgen del Camen ser a padroeira dos pescadores. As maiores festas acontecem em Las Palmas, Arguineguín e Puerto Mogán, onde as celebrações duram uma semana inteira e com muitas procissões.

Fiesta del Carmen em Tenerife

Bajada de la Rama – 4 de Agosto: A Bajada de la Rama é uma das festas mais tradicionais das Ilhas Canárias, pois traz para Agaete as históricas danças da chuva do povo Ganches, civilização nativa da região. Atualmente, a maior tradição é levar ramos de pinheiro até a Capela da Virgen de las Nieves.

Fiesta de la Virgen de la Candelaria – 14 e 15 de Agosto: Esta é uma das festividades religiosas mais importantes da ilha, pois a Nossa Senhora da Candelária é a santa padroeira das Ilhas Canárias. Fiéis de todas as ilhas visitam Tenerife para acompanhar de perto a grande celebração que acontece por lá. Outro ponto que vale destacar é que no dia 2 de fevereiro (feriado em Tenerife), acontece outra festa também em homenagem a Nuestra Señora de la Candelaria.

Fiesta de la Virgen de la Candelaria

Festival Sabandeño – Setembro: Este evento é um festival de música folclórica, que acontece em La Laguna. A festividade marca a recepção e apresentação de diversas bandas locais e internacionais na região, que montam espetáculos únicos para esse momento tão especial.

Fiesta de la Virgen del Pino – 8 de Setembro: Este é o maior evento da região de Teror, com grande importância religiosa na ilha. As festas duram uma semana, onde são celebrados os feitos de la Virgen del Pino.

Fiesta del Charco – 11 de Setembro: No município de San Nicolás de Tolentino, mais precisamente em Puerto de la Aldea, acontece a Fiesta del Charco. Essa festividade homenageia a história dos mais antigos moradores da ilha, onde a maior tradição é as pessoas pularem no lago vestidos e tentarem caçar um peixe com as mãos. A festa acaba sendo uma grande brincadeira, com muita água e diversão.

Fiesta del Charco

Fiestas de la Naval – Outubro (2º domingo do mês): Esta é uma comemoração que acontece desde 1595, como forma de homenagear a vitória da Armada Espanhola. O combate aconteceu contra o Sir Francis Drake, e até hoje acontecem procissões marítimas para homenagear este feito, principalmente em Las Palmas.

San Andrés – Novembro: Nos dias 29 e 30 de novembro acontece, em Puerto de la Cruz e La Orotava, a Fiesta de San Andrés. A festividade é a marca de abertura das adegas e prova dos vinhos das novas safras. Sem dúvidas, uma oportunidade única aos apaixonados pela bebida.

Fiestas de la Naval em Las Palmas

Día de Santa Lucía – 13 de Dezembro: Esta já é uma festividade de inverno, com homenagens em Santa Lucia de Tirajana, no sudoeste da ilha. A festa une tradições das Ilhas Canárias com costumes suecos.

Natal – 25 de Dezembro: Você encontrará os mais diferentes costumes natalinos em Las Palmas. Em nossa opinião, os mais diferentes são as esculturas em areia, possíveis de encontrar na Playa de las Canteras, e a linda apresentação teatral de Natal na vila de Veneguera, que acontece na própria véspera de Natal (24 de dezembro).

Esculturas de areia natalinas na Playa de las Canteras

Ano Novo – 31 de Dezembro: Chamado na Espanha de Nochevieja, esse é um dia de festejar. Geralmente, as pessoas realizam um jantar bem animado, com música e dança. Outro costume muito tradicional é comer as doze uvas, que devem ser degustadas nas doze badaladas que antecedem a chegada do novo ano.

Ano Novo em Tenerife

Feriados nas Ilhas Canárias

Outra dica que pode ajudar muito na hora de decidir quando viajar para as Ilhas Canárias é saber sobre os feriados. Pode ser que você tenha vontade de participar de alguma festividade, ou deseje fugir das aglomerações e preços mais altos que eles costumam ocasionar. Então, confira nossa lista completa com os feriados nacionais espanhóis:

Janeiro

1 de janeiro – Réveillon
6 de janeiro – Epifania do Senhor

Março

30 – Sexta-feira Santa

Abril

10 de abril – Sexta-feira Santa
13 de abril – Segunda-feira de Páscoa

Maio

1 de maio – Dia do Trabalhador

Junho

24 de junho – San Juan

Agosto

15 de agosto – Assunção da Virgem

Setembro

11 de setembro – Diada
24 de setembro – La Mercé

Outubro

12 de outubro – feriado nacional da Espanha

Novembro

1 de novembro – Dia de Todos os Santos

Dezembro

6 de dezembro – Dia da Constituição espanhola
8 de dezembro – A Imaculada Conceição
25 de dezembro – Natal

Como achar passagens MUITO baratas para Espanha

Seguindo algumas dicas importantes, você vai conseguir achar passagens aéreas bem mais baratas para Espanha e economizar muito, já que a passagem é o item mais caro da viagem. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Espanha. Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens. Só de utilizá-lo, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.

Vista do avião ao entardecer

A principal dica é pesquisar sempre nos meses de baixa temporada. Em Espanha, os meses de julho, dezembro e janeiro são os mais caros. Outra dica legal é conferir o preço da passagem para outra cidade próxima, como Portugal. Você pode encontrar voos muito mais baratos e aí, de lá, é só comprar um voo interno que é muito mais barato ou até ir de carro para Espanha. Outra dica é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser mais caros. Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras e os voos à tarde são mais baratos.

Como achar hotéis com preços incríveis

Uma super dica para achar ótimos hotéis com preços incríveis, na região que você quer e economizar muito na hospedagem é usar esse Pesquisador de Hotéis na Espanha. Nós sempre usamos, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo e por isso é o melhor lugar para reservar com confiança e segurança. Sem falar que ele tem todos os hotéis de Barcelona, Madri, Espanha e do mundo nas suas pesquisas e preços imbatíveis pela forte negociação que fazem com os hotéis. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá para não ter problemas e sempre economizamos muito, principalmente na região do Centro de Barcelona, em Ibiza e em Valência, que são os melhores lugares para ficar e tem ótimas opções boas e baratas nesse site.

Hotel com cancelamento gratuito

E tem a opinião de brasileiros que já ficaram nos hotéis, o que ajuda muito na hora de avaliar cada um. Uma dica que é excelente é quando fizer a pesquisa, filtrar depois por “Bairro”, onde você pode selecionar as regiões, e também “Avaliações dos hóspedes” e colocar “Muito bom para cima”. Você terá uma pesquisa com os melhores hotéis, nas melhores regiões e com avaliações excelentes dos hóspedes. É a garantia de uma excelente hospedagem pelo melhor preço na Espanha.

Cancelamento Gratuito: Na busca, é só ver os hotéis que estão escritos “Cancelamento gratuito” igual à imagem acima. Então você pode já reservar o seu hotel na hora, para garantir o preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar. É super simples e sem custo algum. Como os preços sobem muito rápido de um dia para o outro e os melhores hotéis se esgotam rápido, nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel para garantir. Já chegamos a ficar sem o hotel que queríamos e pagar mais caro em outro por questão de horas.

Muito mais dicas da Espanha no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem à Espanha

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os meses de alta e baixa temporada nas Ilhas Canárias, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Poder usar seu celular na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Com ele, poderá usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, escanear cupons de descontos, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e se conectar através das redes sociais. Outra vantagem, é que com internet você não precisa alugar um GPS para o seu carro, o que fará você economizar uns 100€. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os meses de alta e baixa temporada nas Ilhas Canárias quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Espanha

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Agora que você já viu tudo sobre os meses de alta e baixa temporada nas Ilhas Canárias, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas, fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal, que está pertinho de lá e é uma das viagens mais bonitas e as estradas são lindas. Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Viagem de carro pela Espanha

Dicas dos ingressos das atrações da Espanha

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.

Tags: