Descubra 10 museus “desconhecidos” em Madri para visitar durante o seu roteiro pela capital espanhola. Madri é repleta de arte, com museus muito conhecidos e cheios de visitantes. Mas vale a pena visitar alguns que acabam ficando fora do foco principal no que se refere a arte e cultura:

10 museus desconhecidos em Madri

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em Madri e na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais.

1. Museu Panteón de España em Madri

A primeira dica entre os museus “desconhecidos” em Madri trata-se do Panteón de Los Hombres Ilustras, que recentemente teve o seu nome trocado para “Panteón de España”. Nele, poderá ver a homenagem àqueles indivíduos que desempenharam um papel significativo ao longo da história espanhola na defesa da convivência democrática, dos direitos humanos, da paz e do progresso da ciência e cultura. Foi declarado Patrimônio de Interesse Cultural na categoria de Monumento em 1992, em seu interior estão sepultados grandes nomes da política espanhola.

Endereço: Calle Gayarre, 3

Museu Panteón de España em Madri

2. Museu do Ar em Madri

Localizado na base área de Cuatro Vientos, este é outro museu desconhecido que pode ser interessante visitar, principalmente se gostar de aviação e assuntos relacionados. Ele forma parte de los 5 primeiros museus de aeronáutica da Europa e conta com diferentes hangares, contando com mais de 30 aviões expostos.

Endereço: P.º de Extremadura, A-5

Museu do Ar em Madri

3. Museu Picasso de Buitrago del Lozoya em Madri

Localizado na Prefeitura de Buitrago del Lozoya, o Museu Picasso de Buitrago del Lozoyola foi o primeiro museu criado e inaugurado na Comunidade de Madrid, em 5 de março de 1985.

Ele abriga uma coleção peculiar forjada ao longo de uma amizade de 26 anos entre dois espanhóis exilados: o artista Pablo Ruiz Picasso e seu barbeiro, Eugenio Arias. A coleção foi transferida da França para a Espanha após o longo exílio do barbeiro de Picasso e para atender ao seu desejo de criar um museu monográfico em sua cidade natal.

Endereço: Plaza de Picasso, 1Buitrago del Lozoya

Museu Picasso de Buitrago del Lozoya em Madri

4. Centro de Arte Dos de Mayo perto de Madri

O CA2M foi inaugurado em 2008 e é um museu fundamental na oferta cultural de Madrid, graças às suas exposições e atividades. Trata-se de um centro de arte vibrante, abrigando a Coleção de Arte Contemporânea da Comunidade de Madrid, que reúne cerca de 1.500 obras de diversas temáticas. Ao mesmo tempo, desenvolve um programa ambicioso de exposições, mediação e pesquisa com o objetivo de se posicionar entre os centros de arte mais avançados da Europa.

Endereço: Avda. Constitución, 23 – Móstoles

Centro de Arte Dos de Mayo

5. Museu do Cinema em Madri

O Museu del Cine é o primeiro museu do género em Espanha, que resultou do desejo do colecionador do antigo empresário de cinema, Carlos Jiménez. Ele está localizado em um antigo cinematógrafo e é dividido em três salas, abrigando acervos resgatados de cinemas e outros objetos de origem internacional. Graças a ele, é possível percorrer a história do cinema, conhecer as origens, sua evolução, os avanços tecnológicos que surgiram ao longo do tempo e como as câmeras e o material audiovisual também mudaram ao longo do tempo.

Endereço: Mayor, 49 – Villarejo de Salvanés

Museu do Cinema em Madri

6. Museo Naval em Madri

A 6ª dica de museus desconhecidos em Madri fica por conta do Museu Naval, onde poderá ver os restos do botim acumulado por Colombo e outros navegadores pioneiros durante o período de expansão marítima espanhola, bem como uma série de instrumentos de navegação, mosquetes, armas e pinturas de guerra naval.

A peça mais valiosa do museu é o primeiro mapa conhecido das Américas por um europeu: um desenho em pergaminho realizado pelo cartógrafo real Juan de la Cosa, e que se acredita que tenha sido feito para os Reis Católicos em 1500.

Endereço: Paseo del Prado, 5

Museu Naval em Madri

7. Museo Lázaro Galdiano em Madri

Outro museu que vale a pena conhecer em Madri é o Lázaro Galdiano, que abriga uma coleção fascinante e eclética, com mais de 15.000 pinturas e objetos de arte, abrangendo 24 séculos de história. O acervo foi acumulado ao longo de mais de 70 anos pelo bibliófilo José Lázaro Galdiano (1862-1947).

  • Dentre suas posses podemos encontrar pinturas de Goya e El Bosco, bem como uma importante coleção de obras das escolas holandesas e inglesas, e uma maravilhosa ourivesaria ornamental do Renascimento.

Endereço: Serrano, 122

Museo Lázaro Galdiano em Madri

8. Museu Arqueológico Regional em Madri

Num local que antigamente abrigava um convento, hoje encontramos um espaço dedicado a preservar e divulgar a história dos restos geológicos e arqueológicos da Comunidade de Madri, que remontam a antes da existência da humanidade até o presente da arqueologia na capital.

Museu Arqueológico Regional em Madri

Neste museu Arqueológico, verá objetos que o transportarão a cenários da história madrilenha, objetos que o farão imaginar como evoluímos e como foi a vida em cada estágio histórico: antes da humanidade; os primeiros habitantes; as primeiras sociedades produtoras; a realidade hispano-romana; a Madri medieval; Madri e a Corte; um Jardim de antiguidades e o presente da arqueologia madrilenha.

Endereço: Plaza de las Bernardas s/n – Alcalá de Henares

9. Museu Geominero em Madri

A penúltima dica de museus desconhecidos em Madri é o Geominero, que se dedica a preservar um vasto conhecimento sobre minerais, rochas, fósseis e outros elementos. É um ótimo local para ir com crianças, para que os pequenos possam começar a se interessar por essa parte mais científica do conhecimento. Além disso, há partes muito interessantes para eles, como o crocodilo do Jurássico ou a coleção de fósseis do Plioceno e do Mioceno.

Museu Geominero em Madri

Suas coleções abrangem desde recursos minerais até gemas, flora, fósseis de vertebrados e invertebrados (um total de 53.000 exemplares, o que não é pouca coisa), e rochas especiais, como os sempre atraentes meteoritos.

Endereço: Ríos Rosas, 23

10. Museu de Falúas Reales em Madri

Por fim, não perca a oportunidade de também visitar o Museu de Falúas Reales em Madri, que fica localizado no Jardim do Príncipe de Aranjuez. As faluas é um tipo de embarcação coberta por um toldo que são utilizadas pelas autoridades marinheiras em portos.

Museu de Falúas Reales em Madri

E neste museu, verá faluas reais, que os reis espanhóis usavam para se divertir em seus momentos de lazer nos palácios. Neste tipo de embarcação, eles navegavam pelo rio Tejo em Aranjuez, pelo lago de El Retiro ou pela lagoa de Ontígola, enquanto ouviam música, conversavam ou cortejavam. É muito interessante!

Endereço: Jardín Del Príncipe, s/nAranjuez

Dica para comprar ingressos das atrações e passeios

Uma dica para economizar com os passeios de Madri, Barcelona e toda a Espanha é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa, que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Madri, Barcelona, Valência e de toda a Europa.

Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração.

Palácio Real em Madri

É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos, muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar bastante, tanto tempo quanto dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

Muito mais dicas da Espanha no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem à Espanha

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre 10 museus desconhecidos em Madri, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade em Madri e na Europa

Poder usar seu celular em Madri, Barcelona, na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Com ele, poderá usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, escanear cupons de descontos, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e se conectar através das redes sociais.

Outra vantagem, é que com internet você não precisa alugar um GPS para o seu carro, o que fará você economizar uns 100€. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre 10 museus desconhecidos em Madri quando estiver lá.

Usar o celular à vontade em Madri

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Madri

Agora que você já viu tudo sobre 10 museus desconhecidos em Madri, uma dica legal e que faz a diferença na viagem a Madri é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. A cidade é enorme e ficando bem localizado você vai aproveitar muito mais e gastar muito menos tempo e dinheiro se deslocando até os lugares. Se quiser, veja nossa matéria de onde ficar em Madri, com dicas das melhores regiões para se hospedar e também de como conseguir um ótimo hotel por um preço excelente. Vale a pena caprichar na reserva do hotel em Madri.

Dicas para aproveitar melhor sua viagem a Madri

E outra dica importante é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados da cidade, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro. Muitos brasileiros estão fazendo isso, pois você pode conhecer várias cidades da Espanha que são lindas fazendo um roteiro por Madri, Barcelona, Granada, Valência, Sevilha e até ir para Portugal.

Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro em Madri e na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Viagem de carro pela Espanha

Veja outras matérias imperdíveis de Madri:

Onde ficar em Madri: Melhores regiões para se hospedar em Madri na Espanha.
Ingressos mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas e passeios.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.