Conheça os meses de alta e baixa temporada em Tenerife. Veja todas as dicas sobre o assunto, para planejar melhor a sua viagem. Ao decidir o destino da sua viagem, uma das dúvidas mais frequentes que surgem é com relação a data.

Vista aérea de Punta de Teno em Tenerife

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais.

Veja o gráfico do clima de Tenerife:

Gráfico do clima de Tenerife

Alta temporada em Tenerife

Sem dúvidas, a alta temporada em Tenerife acontece desde o inverno até ao verão, com raros intervalos de turistas entre durante a primavera. Ou seja, os meses de mais afluência são: dezembro, janeiro e março e de junho a outubro.

Essas estações, é quando a ilha fica mais cheia, o que tende a ser refletido nos preços – que aumentam bastante.

Praia em Tenerife

O clima da ilha de Tenerife varia muito dependendo de que área da ilha estamos falando (já que Tenerife é cheia de microclimas). Por sua localização (ao lado do continente africano) acaba por ser um lugar muito mais ensolarado e um destino turístico durante todo o ano. É uma primavera que dura o ano inteiro – de forma resumida. No entanto a principal diferença do clima de Tenerife é que podemos dividir em clima do norte e clima do sul.

  • Sul: mais quente e menos nublado, temperaturas entre os 18º e 24º graus o ano todo.
  • Norte: temperaturas amenas, chuvas mais frequentes e maior oscilação de temperatura – de 13 a 23 graus o ano todo.

Playa de los Cristianos em Tenerife

  • Leve na mala para o verão: as roupas devem ser leves, pois fará muito calor! Aposte em muita roupa de banho e vestidos ou conjuntinhos frescos por cima. Não se esqueça de que o protetor é essencial para esses dias calorosos de verão. E claro, mantenha-se muito hidratado! É muito sol. Não deixe de levar um casaquinho de malha ou uma calça mais soltinha, pois à noite, perto do mar (umidade), pode ficar mais fresco.
  • Leve na mala para o inverno: depende do que pretende visitar na ilha e em que região ficará, mas no geral, aposte em roupas confortáveis (calças, shorts), calçados confortáveis para praia e para montanha; camisetas e blusas de frio, roupa de banho e protetor solar!

Restaurante em Formentera

O que fazer em Tenerife?

1. Subir ao vulcão El Teide

O El Teide é o local mais turístico da ilha, trata-de do vulcão e pico mais alto da Espanha. Ele tem mais de 3.700 metros de altura e fica no centro da ilha. Para chegar até ele é possível ir até ao início da montanha de carro e depois pegar um teleférico ou ir a pé. Mas para chegar até à pontinha é necessário uma autorização.

O Parque Nacional del Teide foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 2007, pela UNESCO, sob a categoria de Bem Natural. A área é a mais completa amostra de vegetação de solo supra-mediterrâneo que existe; tem um vulcão incrível e uma fauna típica, com uma grande variedade de espécies de répteis, lagartos e até morcegos.

Vulcão El Teide em Tenerife

Atenção ao clima na região do vulcão e ventos de Tenerife!

É importante salientar que quanto mais perto do vulcão El Teide (aumentando a altitude) as temperaturas descem e há quase sempre neve! Inclusive é algo muito bonito de se ver quando se viaja no verão para Tenerife: pessoas na praia curtindo o maior sol e dia quente, e ao fundo, o Teide nevado!

El Teide

Há várias excursões ao Teide, que é um dos passeios mais legais para fazer em Tenerife. E por conta do seu clima ‘próprio’, tanto podem fazer 28ºC de dia e de noite ficar a menos de 8ºC. Por isso, as condições para subir à montanha e fazer esse passeio são atualizadas diariamente. Na dúvida, leve sempre casaco para subir!

Excursões ao Teide

Outro fator importante que muda muito o clima da ilha são os ventos alísios e as correntes do golfo. Ainda assim, as temperaturas médias da ilha costumam ficar nos 15ºC no inverno e nos 24ºC no verão.

Teleférico ao Teide

2. Praias de Tenerife

Tenerife é um dos destinos mais procurados no verão e por ser uma ilha não poderíamos deixar de mencionar as fabulosas praias que a ilha possui. Durante toda a costa, encontram-se praias de todos os tipos, com características muito distintas e perfeitas para todos os seus visitantes.

Um diferencial é a cor da areia, pois muitas delas têm areal vulcânico, o que faz com que seja uma areia mais escura. Algumas das praias mais legais para você conhecer em Tenerife são: Las Teresitas, El Duque, La Tejita, El Bollullo, Masca, Los Gigantes, Las Vistas e Playa Jardín.

Tobogã do Siam Park

3. Los Gigantes

As falésias ”Los Gigantes” são outro ponto de interesse que não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Tenerife. Ficam localizados no noroeste da ilha e são um dos locais mais bonitos – e que garantem uma vista ainda mais bonita!

As falésias têm mais de 600 metros de altura (daí o nome gigantes) e nelas há um imponente habitat natural para fauna, como aves e espécies marinhas. Para visitar Los Gigantes é possível contratar um guia e fazer uma excursão ou também por baixo, através de um passeio de caiaque.

Los Gigantes em Tenerife

4. Passeio pelas Montanhas de Anaga

Outro local imperdível em Tenerife é o Parque Rural de Anaga, um conjunto de montanhas incrível e cheio de vegetação que foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. É um lugar para caminhar bastante, com várias paisagens de tirar o fôlego. A mais famosa dessas paisagens é o Bosque Encantado, que fica na reserva do El Pijaral. Para visita-lo é necessário pegar uma autorização (com bastante antecedência), e vale muito a pena!

Passeio pelas Montanhas de Anaga

5. Punta de Teno em Tenerife

A Punta de Teno é o ponto mais ocidental de Tenerife e de lá você poderá desfrutar de uma vista muito privilegiada do oceano. A chegada até à Punta de Teno também é muito legal, embora conte com muitas curvas.

Só veja com certa antecedência como está o estado da estrada, pois muitas vezes ela é fechada ao trânsito ou a veículos particulares. No entanto, há ônibus, então confira o que é melhor para você durante a viagem.

Punta de Teno em Tenerife

6. Visitar La Laguna

A antiga capital de Tenerife (hoje em dia é Santa Cruz de Tenerife) era San Cristóbal de La Laguna, mais conhecido por apenas La Laguna. Visitar seu centro histórico é uma viagem ao passado e uma imersão à cultura da ilha. As casas e edifícios ainda se conservam como no século XV, quando era também capital das Ilhas Canárias (foi até 1833). O centro histórico de La Laguna foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1999.

Visitar La Laguna em Tenerife

7. Siam Park em Tenerife

O verão é a melhor estação para visitar o Siam Park em Tenerife, um parque aquático incrível, perfeito para curtir em família ou amigos o clima quente da ilha. Ele tem uma temática tailandesa e é um dos locais mais divertidos da ilha, principalmente se você está viajando com crianças.

Tobogã do Siam Park

8. Experimentar a culinária local

Apesar de poder apreciar a culinária local em qualquer época do ano, no verão há muitos pratos frescos e específicos do clima subtropical das Canárias que vale muito a pena experimentar. Além de muita fruta (especialmente bananas) há pratos típicos como: patatas arrugadas, mojo picón (um molho picante), potaje canario, conejo al salmorejo, ropa vieja, entre outros.

  • Aproveite para visitar os famosos guachinches, como são chamadas as tabernas típicas de Tenerife.

Experimentar a culinária local - papas arrugadas

9. Monkey Park em Tenerife

Visitar o Monkey Park Tenerife é sinónimo de visitar o “maior zoológico pequeno do mundo”, pois ele conta com diversos animais incríveis. Esse zoológico é diferente dos outros em Tenerife e em todo o mundo. Isso porque nele você pode andar pelas gaiolas dos macacos e alimentá-los, e você verá rapidamente que cada animal tem sua própria comida favorita.

Monkey Park em Tenerife

10. Fazer compras

Sabe aquela lembrancinha para levar como recordação da viagem, ou até mesmo um presente para alguém? Pensando nisso, separe um tempo do seu roteiro pela cidade para fazer compras em Tenerife.

AlCampo em Tenerife

11. Visitar museus

Os museus em Tenerife valem muito a pena e independente da época do ano, recomendamos que os visite. Há diversos museus interessantes em Tenerife, desde os de arte e cultura até os de geografia e mais etnológicos.

  •  Museu da Natureza e do Homem;
  • Museu Militar de Canárias; Observatório del Teide;
  • Museu da História e Antropologia de Tenerife;
  • Casa del Vino;
  • Museu da Ciência e Cosmos.

Museu da Natureza e do Homem

 É importante se planejar para viajar para Tenerife na alta temporada!

Tenerife no inverno e no verão é ótima, mas ao mesmo tempo pode ser um pesadelo. Ao ser uma ilha com tão bom clima, não deixa de ser um atrativo para passar as férias de inverno e claro, as de verão.

Como é a época mais turística e procurada, os preços sobem absurdamente, as baladas enchem, os hotéis ficam sem quartos disponíveis e alugar carro ou moto pode ser complicado. Se você prefere ter tudo pronto para a sua viagem ser tranquila nesses quesitos, então reserve tudo com antecedência e faça um bom planejamento da viagem.

Carnaval de Tenerife - alta temporada

1. Hospedagem em Tenerife: Playa de las Américas

Se você gosta de comodidade, festas 24 horas por dia e quer explorar a costa sul da ilha, Playa de las Américas é a melhor região onde ficar em Tenerife. Essa animada cidade está cheia de restaurantes, bares e baladas que fazem dessa a melhor vida noturna da ilha.

Além disso, ali você vai encontrar uma boa variedade de lojas, boas praias (que foram criadas artificialmente) e muitas opções de hospedagem, que vão desde os lugares mais luxuosos até os mais simples. Por conta de todas essas vantagens, Playa de las Américas atrai muitos jovens e famílias.

Playa de las Américas em Tenerife

Se quiser ver melhor onde é essa região e quais os hotéis que ficam por lá, clique aqui que abrirá um mapa que montamos mostrando todos os hotéis dentro dessa região que é excelente. Já colocamos como filtro para só mostrar hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma excelente hospedagem. Ai é só colocar a data da viagem para ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro dessa área no mapa, não tem erro.

Mapa de onde ficar em Tenerife

Baixa temporada em Tenerife

A primavera começa no dia 21 de março e vai até o dia 20 de junho e é uma das épocas em que começa a haver muito turismo na ilha de Tenerife. Há meses em que se nota mais e outros menos. Mas no geral já é um mês ótimo para viajar, porque as temperaturas já começam a subir (entre os 23ºC e 26ºC) e as chuvas são menos frequentes, embora março seja o mês mais chuvoso da estação.

Na região norte, os meses de março e abril são os mais chuvosos. As horas de sol são mais instáveis no norte, por isso, nessa época sempre vale uma viagem até ao sul!

Vista aérea Playa Jardin en Tenerife

E o outono (dia 21 de setembro a 20 de dezembro) é uma estação como a primavera, caracterizado por temperaturas mais amenas e poucas chuvas nos primeiros meses. Novembro é o mês mais chuvoso. O norte tem uma estação mais parecida ao outono, enquanto no sul ainda permanecem muitos dias considerados de verão.

Tenerife - outono/inverno

Vale ressaltar que é no outono que o mar ganha a temperatura mais alta (após ter aquecido durante todo o verão), com médias chegando a 24ºC! Se preferir a água mais fresca a dica é apostar entre os meses de dezembro a março (inverno).

Conhecendo mais sobre as Ilhas Canárias

As ilhas se formaram por erupções de vulcões, há milhões de anos. O ponto mais alto é justamente de um vulcão, o Teide, que fica na Ilha de Tenerife, a 3.718 metros do nível do mar, sendo o ponto mais alto da Espanha e de todas as demais ilhas do Oceano Atlântico.

O clima das ilhas é subtropical, com temperaturas boas o ano inteiro, o que faz com que sua atividade econômica principal seja o turismo, por conta das belas paisagens, praias e clima.

Vulcão El Teide em Tenerife

Feriados e Dias Comemorativos em Tenerife

Outra dica que pode ajudar muito na hora de decidir quando viajar para Tenerife é saber sobre os feriados. Pode ser que você tenha vontade de participar de alguma festividade, ou deseje fugir das aglomerações e preços mais altos que eles costumam ocasionar. Então, confira nossa lista completa com os feriados nacionais e regionais:

Janeiro

  • 1 de janeiro – Réveillon
  • 6 de janeiro – Epifania do Senhor

Fevereiro

  • 2 de Fevereiro – Nossa Senhora da Candelária: A padroeira das Canárias: é uma das celebrações mais importantes de Tenerife.

Março

  • Carnaval: O carnaval de Santa Cruz de Tenerife é muito importante e celebrando. Trata-se de uma Festividade de Interesse Internacional. Depois do carnaval do Rio, o mais famoso é o de Tenerife!

Abril

  • 14 de abril – Quinta-feira Santa
  • 15 de abril – Sexta-feira Santa
  • 17 de abril – Páscoa

Maio

  • 1 de maio – Dia do Trabalhador
  • 3 de maio – Dia da Cruz: festa católica onde as cruzes das ruas e igrejas são decoradas com flores coloridas.

Junho

  • 16 de junho – Corpus Christi (dia regular)
  • 24 de junho – San Juan (dia regular)
  • 30 de junho – Dia das Canárias: comemora-se a primeira sessão do Parlamento das Ilhas Canárias, que simbolizou a autonomia das ilhas.

Agosto

  • 15 de agosto – Assunção da Virgem

Outubro

  • 12 de outubro – feriado nacional da Espanha

Novembro

  • 1 de novembro – Dia de Todos os Santos

Dezembro

  • 6 de dezembro – Dia da Constituição espanhola
  • 8 de dezembro – A Imaculada Conceição
  • 25 de dezembro – Natal

Como achar passagens MUITO baratas para Espanha

Seguindo algumas dicas importantes, você vai conseguir achar passagens aéreas bem mais baratas para Espanha e economizar muito, já que a passagem é o item mais caro da viagem. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Espanha. Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e já mostra todas as opções disponíveis.

Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga as dicas abaixo que você vai economizar muito na compra das passagens. Só de utilizá-lo, você já vai conseguir achar os melhores preços e as melhores opções de passagens.

Vista do avião ao entardecer

A principal dica é pesquisar sempre nos meses de baixa temporada. Em Espanha, os meses de julho, dezembro e janeiro são os mais caros. Outra dica legal é conferir o preço da passagem para outra cidade próxima, como Portugal. Você pode encontrar voos muito mais baratos e aí, de lá, é só comprar um voo interno que é muito mais barato ou até ir de carro para Espanha.

Outra dica é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser mais caros. Geralmente, as passagens aéreas noturnas são as mais caras e os voos à tarde são mais baratos.

Muito mais dicas da Espanha no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem à Espanha

Não esqueça o seguro viagem obrigatório para Europa

Agora que você já sabe tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Tenerife, uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando ir a qualquer país da Europa é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional é obrigatório para viajar para lá. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para Europa com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Use seu celular à vontade na Espanha e na Europa

Poder usar seu celular na Espanha, na Europa e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Com ele, poderá usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, escanear cupons de descontos, pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e se conectar através das redes sociais.

Outra vantagem, é que com internet você não precisa alugar um GPS para o seu carro, o que fará você economizar uns 100€. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade na Europa. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro e em qualquer lugar. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Tenerife quando estiver lá.

Use seu celular à vontade em Espanha

Dicas para aproveitar melhor sua viagem à Espanha

Agora que você já viu tudo sobre os meses de alta e baixa temporada em Tenerife, uma dica legal e que faz a diferença na viagem é que alguns pontos turísticos, praias, cidades legais e vinícolas são um pouco afastados das cidades, e uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem pela Espanha é alugar um carro.

Se quiser, veja nossa matéria de como alugar um carro na Espanha com dicas de como alugar um excelente carro por um preço incrível, comparadores de preços excelentes, documentos necessários e tudo o que você precisa saber sobre o assunto para economizar e fazer o melhor negócio.

Viagem de carro pela Espanha

Dicas dos ingressos das atrações da Espanha

Outra dica importante para economizar dinheiro e tempo é com os passeios. Para conhecer a maioria dos pontos turísticos e museus de Barcelona e Madri, é preciso comprar os ingressos de cada lugar. A dica é comprar todos os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos e as atrações garantidas. Se quiser, veja aqui na matéria de ingressos para a Espanha todas as dicas, os mais vendidos e onde comprar todos os ingressos pelo melhor preço.

Veja outras matérias imperdíveis da Espanha:

O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
O que fazer em Madri: Principais atrações e lugares de Madri na Espanha.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.