Barcelona, Espanha, O que fazer, Onde ficar, Hotel, Carro, Seguro

 


Curiosidades sobre Comida e Bebida em Barcelona


Veja algumas curiosidades e dicas sobre comida e bebida em Barcelona. Os horários das refeições, gorjetas, regras de etiqueta e tipos de comida, sempre varia de país para país e muitas vezes até de região para região. Saber um pouco da cultura de Barcelona ou de qualquer lugar, antes de viajar para lá, é sempre um ótimo recurso para não se surpreender negativamente ao chegar ao lugar de turismo. Veja uma lista de 10 dicas e curiosidades em Barcelona com relação a esses aspetos. 

10 dicas de Comida e Bebida em Barcelona

Horários

Os espanhóis comem mais tarde do que todo o resto da Europa. O almoço começa a partir das 14h e o jantar só depois das 21h. Os restaurantes costumam abrir das 13 h 30 min às 16h e das 20 h 30 min às 24h. Os cafés e bares abrem a partir das 7 h 30 min e fecham às 2h. 

Horários de refeições em Barcelona

Cardápio

A norma é ter cardápios em diversos idiomas e isso está se vendo cada vez mais no dia a dia. Muitos locais têm promoções de almoço de segunda a sexta e ficam lotados das 13 h 30 min às 16h. O menu fixo do dia é composto, normalmente, de três pratos, vinho e água.

Cardápio em Barcelona

Cozinha Catalã

A comida catalã é caracterizada pelo encontro entre mar e montanha: um dos pratos típicos é a lagosta e frango. As guarnições mais comuns são a samfaina (berinjela, pimentões grelhados, tomate, cebola e azeite e alho). Algumas outras são a escalivada (pimentão doce, cebola, berinjela e alho) e a botifarra amb mongetes (linguiça típica com feijão branco). 

Escalivada em Barcelona

Frutos do Mar

Para frutos do mar de primeira qualidade, a dica é sempre frequentar os restaurantes da orla de Barcelona. O Passeig de Joan de Borbó, em Barceloneta, tem inúmeros restaurantes especialistas em frutos do mar, e o principal prato feito deles, a paella. Para comer paellas, há diversas casas típicas, como as dos restaurantes do Port Olímpic. 

Paella em Barcelona

Vegetarianos

O público vegetariano que vai para Barcelona vai ficar encantado com a cidade nesse quesito, porque há vários restaurantes vegetarianos pela cidade. O Carrer Pintor Fortuny, em El Raval, tem algumas opções como o Biocenter. Mas quem quer conhecer as famosas tapas espanholas, mas mantendo a decisão de não comer carne, há uma boa notícia. Em todos os lugares há tapas que não levam carne, como as famosas batatas bravas, a tortilla de batatas, entre outros.

Restaurante Vegetariano em Barcelona

Especialidades Sazonais

Há alguns produtos típicos na Catalunha e em Barcelona em determinadas épocas do ano. Para quem vai viajar entre o final do ano até maio, a dica é experimentar os famosos calçots, uma especialidade da região com cebolinha grelhada em molho de tomate picante. Já para quem vai viajar no outono, a pedida é experimentar os bolets, uns cogumelos típicos que se servem grelhados e com azeite de oliva.

Calçots em Barcelona

Etiqueta

Há algumas regras que devem ser respeitadas. Uma delas é a do fumo, que se estabeleceu que não se deve fumar em lugares públicos, bares ou restaurantes. A lei está em vigor desde janeiro de 2011.

Lei do fumo em Barcelona

Gorjetas

A questão da gorjeta em Barcelona é um dos principais temas que os turistas questionam quando decidem viajar. Saber se é permitido dar gorjeta e quando se deve ou não dar é essencial para uma boa estadia em qualquer cidade. Em Barcelona, na maioria dos estabelecimentos, a gorjeta não é praxe. Então, fica sempre a critério da pessoa e cliente querer dar ou não um pouco a mais do valor. Caso queira, sempre estime 5% do total da conta. Nos bares é muito comum deixar o troco do valor a ser pago nas mesas. Já nos restaurantes mais elegantes, a norma é deixar 10%.

Gorjetas em Barcelona

Crianças

Os espanhóis aceitam bem as crianças em qualquer lugar, seja bar ou restaurante. Nos restaurantes, há lugares com cardápios infantis, mas mesmo que não haja, basta pedir meio prato ou porções menores que sempre são aceitas. Há lugares que têm até uma área especial para as crianças brincarem enquanto esperam a comida chegar.

Crianças em Barcelona

Acesso a Deficientes

Por lei, todos os restaurantes novos devem ter acesso a cadeirantes, desde a rua até o estabelecimento e sala, e pelo menos um banheiro que seja adaptado. O Institut Municipal de Persones amb Dicapacitat fez uma lista com os lugares acessíveis a pessoas com deficiências. Sobre o tema, não deixe de ver a matéria com mais detalhes sobre deficientes físicos em Barcelona.

Acesso a Deficientes em Barcelona

Como economizar muito em Barcelona

Não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em Barcelona com dicas incríveis para você economizar muito na sua viagem. São dicas excelentes para economizar em todas as reservas no planejamento da sua viagem e quando estiver em Barcelona. 

Veja outras matérias imperdíveis para quem vai viajar à Barcelona:
O que fazer em Barcelona: Principais atrações e lugares de Barcelona na Espanha.
Seguro obrigatório para Europa: Como fazer o melhor seguro e pelo menor preço.
Como alugar um carro em Barcelona: Dicas e como achar preços incríveis.

Postar um comentário

 
Top