Confira as principais dicas para ajudá-lo a organizar a sua viagem a Madri, a capital espanhola e um dos destinos preferidos dos brasileiros quando vão à Espanha. Dicas sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos,  vida noturna e tudo que você precisa saber para planejar sua viagem a Madri.

Todas as dicas de viagem de Madri - Madri Rio

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em Madri e na Espanha. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem à Espanha vai sair mais barata do que imaginava e você poderá aproveitar ainda mais.

1. Dicas de quando viajar para Madri

A capital de Espanha é um dos destinos internacionais mais escolhidos pelos turistas brasileiros para passar férias. Com um clima ótimo e bem definido, de invernos curtos e verões longos, Madri acaba sendo uma cidade super atraente durante todo o ano para passeios ao ar livre, curtir a beleza histórica de seus prédios, observar a cidade através de seus mirantes, conhecer os museus e se divertir na vida noturna.

Como o clima em Madri é muito bom durante todo o ano, não existe uma época perfeita no que diz respeito ao clima, mas a melhor época para quem quer aproveitar todas as atrações de Madri é em abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, cujo tempo é sempre ensolarado e os dias são mais longos devido ao horário de verão. No entanto, vale avisar que o verão em Madri é intenso e, ao ser uma cidade de interior, os moradores costumam fugir para destinos com praias.

Quando é alta temporada em Madri?

A alta temporada em Espanha, concretamente em Madri, ocorre no verão, entre os meses de junho, julho e agosto, e no inverno, entre os meses de dezembro e janeiro. Durante esses meses, as passagens aéreas e hotéis ficam mais caros em toda a Europa, já que abrangem as férias escolares e as festividades de fim de ano.

Quando é alta temporada em Madri? - Natal

Por isso, há muito mais turismo na cidade nessa época, e tudo fica mais cheio e caro. Se quiser pegar os lugares mais tranquilos e não gastar tanto, tente viajar em meses de baixa temporada, onde tudo é mais barato e mais vazio.

Eventos que acontecem nessas épocas:

Dia de Reis em Madri: O dia dos Reis Magos é uma das partes mais importantes da época natalícia, já que é quando na Espanha as crianças ganham os presentes, e não no dia 24-25 de dezembro, como acontece em outros países. Inclusive por vezes ganham nos dois dias, mas o dia mais forte é realmente no dia 5-6 de janeiro.

Dia de Reis em Madri

São Valentim em Madri: Como muitos sabem, o dia dos namorados na Europa e em muitas outras partes do mundo é celebrado no dia 14 de fevereiro, que é o dia de São Valentim. Se você vai viajar com seu par, saiba que nesse dia tudo fica muito romântico. As lojas se enfeitam com balões em formato de coração, fitinhas vermelhas e todos entram no clima. Os restaurantes enchem, por ser uma data muito típica em que os casais saem para comemorar, principalmente à noite.

São Valentim em Madri

San Cayetano em Madri: junto ao mês de agosto, chega em Madri as Festas de San Cayetano e o ápice do verão na cidade. A festividade acontece nos bairros de Rastro e Embajadores, entre os dias 5 e 8 de agosto. O ponto de maior força das comemorações é a Plaza de Cascorro, onde há muitos shows e espetáculos, além de barracas com delícias gastronômicas para os mais variados gostos.

San Isidro em Madri

San Lorenzo: não vai dar nem tempo de sentir saudades das festas, já que até o dia 11 de agosto acontecem as Festas de San Lorenzo. Esta festividade possui campeonatos de cartas, shows, procissões, pequenos jogos e até concursos de “chotis”, um tipo de dança espanhola. Falando de gastronomia, é muito comum terem mais feiras nessa época, com muita paella, tapas e chocolate com churros. Aproveite!

Meses de baixa temporada em Madri

Os meses de baixa temporada acontecem durante a primavera e outono, basicamente, depois do verão e depois das festividades do fim de ano. O outono é mais chuvoso, mas as temperaturas são agradáveis para passear, assim como acontece na primavera, quando as temperaturas começam novamente a esquentar e os passeios ao ar livre são bem-vindos.

Apesar de Madri ser uma cidade que recebe turistas durante o ano inteiro, nessas épocas a cidade fica mais calma, e você pode visitar todos os pontos turísticos com mais tranquilidade e sem filas.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • Dos de Mayo em Madri: O dia 2 de Maio marca a comemoração da revolta contra as tropas napoleônicas em 1808, que originou a Guerra da Independência. As festividades dessa data em Madri são realizadas no bairro da Malasaña. A região fica em festa, com vários eventos, como exposições e até competições.

Dos de Mayo em Madri

  • San Isidro em Madri: nos dias 12 e 15 de maio, acontece uma das festas mais populares de Madri, chamada de “Verbenas” de San Isidro. As festividades marcam as homenagens ao santo padroeiro da capital, San Isidro. A comemoração é tão grande que acontece em diversas partes da cidade, como a Plaza Mayor, a Pradera de San Isidro, Plaza de la Villa e Las Vistillas. As atividades acontecem das mais variadas formas, desde feiras, bailes até concertos.

2. Dicas para a hospedagem em Madri

Outra dica para uma viagem a Madri é saber como escolher a sua hospedagem. E para isso há dois itens essenciais: local de hospedagem e tipo de hospedagem.

  • Como escolher onde ficar em Madri:

A melhor região para ficar em Madri, se você busca conhecer os principais pontos turísticos da cidade, é o centro. Ele abriga uma boa parte dos hotéis da cidade, com opções que vão desde hostels até hotéis de 5 estrelas, mas normalmente seus preços são um pouco mais caros do que os das demais regiões, justamente por estar perto de todos os pontos turísticos e movimento de turistas e moradores de Madri.

O investimento vale a pena principalmente para quem tem pouco tempo de viagem, já que ficará hospedado perto de dezenas dos principais pontos turísticos. Neste caso, se hospede em locais como a Gran Vía.

Gran Vía em Madri

Se quiser ver melhor onde é essa região e quais os hotéis que ficam por lá, clique aqui. Um mapa mostrando todos os hotéis dentro dessa região abrirá, já com um filtro que mostra apenas hotéis com nota 8 para cima, o que vai garantir uma hospedagem elogiada. Basta colocar a data da sua viagem para já ver os preços e escolher o seu. Ficando dentro desta linha laranja que mostra no mapa, não tem erro.

  • Escolher o tipo de hospedagem em Madri:

A segunda dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia em Madri: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, como Airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque assim você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem. Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis em Madri. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).

Mapa onde ficar em Madri

Dica do cancelamento grátis: uma outra dica muito boa é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis com quase todos os hotéis. Isso é ótimo, pois o fator que mais vai fazer você economizar na hospedagem é a antecedência. Essa é a dica mais importante.

Quanto antes você fizer a reserva, pode ter certeza que mais barato irá pagar. Então você pode já reservar o seu hotel, para garantir o menor preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar.

3. Dicas para fazer um seguro de viagem para Espanha

O Seguro Viagem Internacional, é obrigatório para entrar em Madri, Barcelona, Espanha ou qualquer lugar da Europa. Apesar de ser obrigatório, dá para economizar muito fazendo o seu seguro. Vamos mostrar aqui onde fazer o seu pelo menor preço. Só preste atenção em um item: para entrar na Europa, você é obrigado a ter um Seguro Viagem com cobertura mínima de 30 mil euros em assistência médica. Então escolha o seu seguro levando essa regra em consideração.

Seguro Viagem para Madri

Nós sempre usamos esse Comparador de Seguro Viagem que é incrível e pesquisa todos os seguros viagens em todas as principais empresas da Europa e você ainda pode parcelar no cartão em até 12 vezes. Em menos de um minuto você tem o orçamento de todos os seguros viagens na sua frente e já pode contratar o seu na hora. Não dá para deixar de fazer um, mas dá para economizar bem e conseguir um bom preço.

  • Nós recomendamos a Travel Ace, Assist Card, Affinity, Travel Assist, GTA, Green Card e SulAmerica, que são as empresas que já contratamos o seguro, são líderes mundiais e têm escritórios no mundo todo e atendimento aqui no Brasil.

Madri - Espanha

4. Dicas para se locomover em Madri

  • De carro:

Uma dica que vai fazer você economizar muito em Madri é o aluguel do carro. A maioria dos brasileiros que viaja para lá aluga um carro para poder visitar os pontos turísticos da cidade, ir até os outlets e shoppings tendo um porta malas, e para conhecer as cidades vizinhas (Segovia, Toledo ou até viajar até Barcelona). E dá para economizar muito com algumas dicas.

Economizando muito no aluguel de carro em Espanha

Reserve seu carro com antecedência

Faça a sua reserva online o quanto antes, pois outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.

Não alugue um GPS em Espanha

Outra dica legal para economizar ainda mais é não alugar o GPS e, em vez disso, usar o GPS do seu celular (você pode ver as nossas dicas de uso de celular em Espanha que vamos dar aqui nessa matéria ainda. Vale a pena, pois você economizará bons euros do aluguel do GPS e ganhará um chip para usar o celular à vontade na Europa).

Economizando muito no aluguel de carro em Espanha

Use os incríveis comparadores de preços

Existem dois comparadores de preços de aluguel de carros em Espanha (e toda Europa) que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras. Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em Madri que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os dois e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.

Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.

Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.

Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Europcar, Hertz, Dollar, Budget e Avis. Faça o seguro básico na hora da reserva, que é super importante e geralmente já está incluso no preço, mas não caia na pegadinha das empresas, que na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra, que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue economizar até 200 euros no aluguel. E você só precisa da carteira de motorista brasileira para poder dirigir lá.

  • De transporte público:

Se a sua ideia é se locomover em transporte público em Madri, saiba que ele é ótimo. O metrô de Madri é fantástico, cheio de linhas e estações para viajar por toda a cidade. Também há outras opções, como ônibus.

Ônibus: As linhas funcionam 24h e vão até algumas partes onde não há estações de metrô, por exemplo. É muito fácil andar de ônibus em Madri, já que em cada parada há uma lista com as linhas e destinos que cada ônibus faz. Além disso, há também o próprio aplicativo da EMT, empresa responsável, com mais horários e detalhes. O bilhete custa aproximadamente 1,50€ e varia segundo seu destino. Os ônibus são modernos, possuem ar-condicionado, wifi e painéis com informações interessantes, como horário de espera em cada parada e localização.

Ônibus em Madri

Leia nossa matéria sobre como se locomover em Madri, com mais dicas específicas sobre o transporte público.

  • Passeio em ônibus hop-on-off em Madri:

Se você tem poucas horas na cidade de Madri e quer conhecer os principais pontos turísticos, pode valer a pena comprar o passeio de ônibus turístico. Os ônibus de turismo são de dois andares, sendo o segundo panorâmico. Têm serviço de guia turística incluída, audioguia em 14 idiomas, wifi gratuito e serviço hop on hop off para você conhecer os principais pontos turísticos de Madri.

Há dois roteiros possíveis: o primeiro se baseia na Madrid Histórica, começa no Museu do Prado e chega até o Museu Thyssen-Bornemisza e Museu Reina Sofia, quando retorna novamente para o Museu do Prado. O segundo roteiro se dedica à Madrid Moderna. Apesar de começar no mesmo lugar, percorre os Paseos de Prado e Recoletos, Palácio de Cibeles e termina na Plaza de Neptuno. A dica é fazer os dois!

Passeio em ônibus hop-on-off em Madri

  • Viagens de trem:

Outra dica sobre transporte é aproveitar o excelente sistema ferroviário que Espanha possui. Com ele, você consegue visitar outras cidades espanholas, como Madri, Valência, Málaga, Santiago de Compostela, entre outras.

Saiba também que os trens na Europa são um meio de transporte muito comum, ótimos, rápidos e muito confortáveis. É uma forma de economizar tempo e dinheiro, se comparado aos embarques aéreos.

Viagem de trem em Espanha

Para encontrar boas passagens, com preços excelentes, basta usar esse Pesquisador de trens da Europa. É o maior site de passagens de trem do mundo, e ele faz uma pesquisa com todas as melhores empresas de trem de Espanha e da Europa para mostrar as melhores opções. Nós sempre fazemos nossas reservas por lá, pois eles sempre têm os melhores preços da internet, além de que o sistema de busca é super bom, fácil, e o mais confiável do mundo para reservas de trem.

  • Transfer desde e para o aeroporto:

Uma dica que achamos importante dar, para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e vice e versa, é de transfer. O transfer acaba saindo mais barato do que o táxi, é muito mais seguro e você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um. E infelizmente em toda cidade turística, sempre tem relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas, que cobram muito a mais ou fazem percursos muito maiores. O que é super desagradável, claro.

Transfer desde e para o aeroporto

Esse site aqui é o que sempre encontramos os transfers mais baratos e um dos únicos que você pode fazer a compra já em reais. Você não paga as taxas internacionais e IOF que pagaria lá em Espanha ou em outro site. Depois dá uma olhada lá que é bem legal. Nós gostamos bastante. E o legal é que também é o lugar que vende os passeios e os ingressos pelo menor preço. Você já pode comprar tudo em um único lugar, pois facilita muito.

  • Pesquisador de trajetos para achar a forma mais barata de se locomover:

Uma dica muito legal para você ver todas as opções de transporte de uma cidade a outra, e poder escolher e mais barata, é usar esse pesquisador de trajetos. É um site sensacional que mostra todas as opções de transporte entre uma cidade e outra. Ele pesquisa todas as opções de avião, trem e ônibus, e você pode comprar a que for melhor e mais barata para sua viagem. Os preços são mais baratos do que em qualquer outro lugar, e o site é líder nesse serviço na Europa, mostrando apenas empresas que são de confiança e consolidadas por lá.

Viagem de Madri a Toledo

5. Dicas para conhecer bem Madri

A melhor forma de conhecer a Madri, independente de se tem 3 ou 7 dias para a cidade, é separar um dia por bairro/zona e ir conhecendo seus pontos turísticos. Madri é uma cidade grande e para não perder muito tempo em locomoção e de um lado para o outro, separar os pontos turísticos por regiões é a melhor forma de conhecer a cidade.

Bairro de La Latina em Madri

Outra dica, é pensar quantos dias quer ficar na cidade e conferir as matérias sobre roteiros diários que preparamos para que tenha uma viagem toda planificada e com boas dicas. Veja alguns:

O que fazer em Madri:

1. Parque del Retiro em Madri

Se você quer visitar parques em Madri, o mais conhecido e bonito é o Parque del Retiro, com entrada gratuita. Ele oferece, como o nome já diz, um retiro aos madrilenos ou turistas que por lá passeiam, aproveitando para descansar e desfrutar o ar livre e puro do parque.

No Verão, ele é mais frequentado, porque o calor chega a ser insuportável de seco na capital espanhola. Então, muitas pessoas aproveitam para passear por lá e se refrescarem um pouco, graças ao rio que o atravessa e às sombras que as árvores fazem.

Barcos no Parque del Retiro em Madri 

Para você ter uma ideia da dimensão desse parque, ele conta com cerca de 15 mil árvores e 10 portões de acesso. O complexo possui belíssimos jardins e um lago encantador, onde os visitantes costumam alugar barcos com remos, que custa cerca de 10€ para até quatro pessoas por 45 minutos. Outra grande atração do Parque del Retiro é o Palácio de Cristal, que contaremos mais detalhes a seguir.

Parque del Retiro em Madri

2. Palácio de Cristal em Madri

Conforme citamos acima, o Palácio de Cristal está localizado no centro do Parque del Retiro. O Palácio de Cristal foi construído no século 19, sendo um monumento super romântico e imponente, sendo uma das arquiteturas de ferro mais admiradas de Madri. Hoje em dia, o Palácio de Cristal tornou-se um anexo do Museu de Arte Reina Sofia, o qual apresentaremos a seguir. A visitação do Palácio de Cristal é gratuita e acontece diariamente das 10h às 22h.

Palácio de Cristal em Madri 

3. Palácio Real em Madri

O Palácio Real de Madri também recebe o nome de Palácio do Oriente e é o maior palácio real da Europa. Desde sua construção, em 1738, ele continua sendo a residência oficial do Rei da Espanha, embora ele apenas o utilize para cerimônia de gala e recepções oficiais. Atualmente, quem administra o Palácio Real é o Patrimônio Nacional de Espanha, dependente do Ministério da Presidência. O interior do Palácio destaca-se pelo luxo e riqueza, além de estar decorado por artistas como Goya, Velazques e Caravaggio.

Palácio Real em Madri 

Para visitar o Palácio Real basta ficar atento aos horários de verão ou inverno. No verão ele abre das 10h às 20h e no inverno das 10h às 18h, todos os dias, com um custo de 12€ pela entrada. O tour pelo Palácio Real é realizado com a ajuda de um áudio guia, que também está disponível em português.

  • Outro evento interessante que acontece por lá é a Troca da Guarda Solene, uma cerimônia com 400 pessoas e 100 cavalos, que acontece desde a época dos reis Afonso XII e Afonso XIII. A Troca da Guarda acontece na primeira quarta-feira de cada mês, exceto nos meses de janeiro, agosto e setembro.

Corta da Guarda Solene no Palácio Real em Madri 

4. Catedral de la Almudena

A Catedral de la Almudena está localizada ao lado do Palácio Real, sendo essa a principal igreja da arquidiocese de Madri. O monumento é dedicado à virgem de Almudena, compondo uma catedral proposta por Carlos I em 1518. Apesar de ter sido solicitada muito antes, a construção da Catedral de la Almudena só teve início em 1879 e foi finalizada em 1992.

Catedral de la Almudena em Madri

A entrada para conhecer o belo interior da catedral é gratuito, mas saiba que vale a contribuição de 1€. Para os turistas que desejam conhecer os detalhes da catedral e subir ao topo, para ter uma vista incrível de Madri, indicamos a visita ao Museu de la Catedral, que custa cerca de 6€. A catedral está aberta de segunda domingo, das 9h às 20h30, já o museu e a cúpula funcionam de segunda a sábado, das 10h às 14h30.

Interior da Catedral de la Almudena em Madri

5. Plaza Mayor em Madri

É uma das mais conhecidas praças de Madri, juntamente com a Porta do Sol e a Plaza de la Villa. A Plaza Mayor é um dos maiores símbolos de Madri, a qual foi construída no século 15 e já sobreviveu a 3 incêndios, fatos que fazem com que parte dela seja reconstruída. A maior atração da Plaza Mayor é a estátua de Felipe III, rei da Espanha e Portugal de 1568 a 1621.

Essa região é cercada por ótimos restaurantes, mas não esqueça que por ser um dos pontos mais famosos da capital da Espanha os preços costumam ser bem elevados. Caso queira economizar, tome um café ou um drinque, que também são super bem-vindos.

Plaza Mayor em Madri 

6. Puerta del Sol em Madri

A Puerta del Sol é outro grande ponto turístico da capital da Espanha. Além de toda beleza, essa praça é considerada o quilômetro zero da Espanha, onde são iniciadas as principais rodovias do país. Por lá que você encontrará o El Oso y el Madroño, uma escultura da metade do século XX e um dos pontos turísticos mais famosos de Madri.

A Puerta del Sol também é o principal ponto de comemoração da noite de Réveillon, e é nesse local que milhares de pessoas cumprem o ritual de comer 12 uvas na passagem de ano, para atrair coisas boas no ano que se inicia.

Puerta del Sol em Madri 

7. Barrio de Las Letras em Madri

Localizado bem próximo do Museu do Prado, cerca de 10 minutos de caminhada, está o Barrio de Las Letras, uma das regiões mais charmosas de Madri. O Barrio de Las Letras é cercado por sebos, ruas que homenageiam grandes nomes da literatura, como Cervantes, e estabelecimentos com uma decoração única.

Caso seja um apaixonado por literatura espanhola, saiba que é nessa região que fica a casa de Cervantes e Lope de Veja. Outras atrações da região são a Plaza de Santa Ana, a Librería Miguel Miranda, um sebo fantástico, e a Casa González, um dos lugares mais legais para comer nesse bairro.

Barrio de Las Letras em Madri

8. Círculo de Bellas Artes em Madri

Outro ponto incrível é o Círculo de Bellas Artes, fundado em 1880 e que hoje tornou-se um famoso complexo de artes de Madri. O local conta com mais de 1.200 obras, que vão desde esculturas, pinturas até móveis. O Círculo de Bellas Artes também possui um acervo de mais de três mil livros e documentos históricos.

O complexo ainda conta com exposições temporárias, bem como outros eventos, incluindo recitais, filmes e concertos. O Círculo de Bellas Artes está localizado na Alcalá, 42, e possui um dos mirantes mais incríveis de Madri. Vale muito a pena a visita!

Mirante do Círculo de Bellas Artes em Madri

9. Gran Vía em Madri

Gran Vía é uma das principais avenidas de Madri, sendo cercada por ótimos restaurantes e bares. O local também é referência quando o assunto é compras, pois conta com grandes lojas, como H&M e Zara, além de centros comerciais completos, conhecidos na Espanha como El Corte Inglés. Esse é um dos pontos mais tradicionais de Madri.

Para você ter uma ideia, o projeto dessa região foi apresentado em 1862, mas a sua construção só teve início em 1910 e foi finalizada em 1929. Durante muito tempo essa região foi chamada de Broadway madrilena, pela fama dos seus cinemas.

Gran Vía em Madri 

10. Templo de Debod em Madri

Já imaginou encontrar um templo de origem do antigo Egito no meio de Madri? Pois bem, inclua no seu roteiro o Templo de Debod, um monumento magnífico com mais de 2 mil anos de história.

Uma grande curiosidade é que esse tempo foi dado de presente do Egito à Espanha, pelo país ter sido parte da ajuda internacional durante os ataques na região de Nubia, uma ação da Unesco. O Templo de Debod está localizado na Praça Espanha, outro grande ponto turístico de Madri. A visitação por lá é gratuita e acontece de terça a domingo, das 10h às 19h.

Templo de Debod em Madri 

11. Bairro La Latina em Madri

Por falar em bairros, a nossa dica é para que não deixe Madri sem antes conhecer La Latina, a região mais boêmia da capital espanhola. Dentro desse bairro, não deixe de passear pela rua Cava Baja, um verdadeiro corredor de barzinhos. Nossa dica é para que conheça o local de manhã, de preferência no horário do almoço, para ver as lindas e coloridas fachadas da região.

O bairro La Latina guarda também um dos mercados mais tradicionais de Madri, o El Rastro, que indicamos chegar cedo, principalmente por ser um local turístico. Outro ponto é o horário de funcionamento, geralmente das 12h às 16h para o almoço.

Bairro La Latina em Madri 

12. Mercados de Madri

Já que apresentamos para você o El Rastro, nada melhor do que continuar a falar sobre a gastronomia na capital da Espanha. A cidade de Madri guarda uma infinidade de mercados incríveis, que são cercados pelo melhor da culinária local. Então, além do El Rastro, que já lhe apresentamos, confira a nossa lista com os melhores mercados de Madri:

  • Mercado de São Miguel aproveite a sua visita a Plaza Mayor e conheça o Mercado de São Miguel, que fica a 200 metros de distância. O local está instalado em um edifício belíssimo e conta com os mais diversos sabores espanhóis, que vão desde as tapas, ao vermute, cava e vinhos únicos. Pelo fato de ser um local bem turístico, a nossa dica é para que chegue cedo e garanta o seu lugar, principalmente se quiser comer por lá. O mercado está localizado na Plaza de San Miguel, e funciona todos os dias das 12h às 00h.
  • Mercado de la Cebada – Busca conhecer um mercado bem tradicional? Então, a nossa dica é para que não deixe de visitar o Mercado de la Cebada. O local é cercado por diversas barracas de legumes, verduras, frutas e até peixes. O mais bacana é que você verá muitos locais por lá, uma vez que não é uma atração muito turística. O Mercado de la Cebada também é referência quando o assunto é encontrar degustação de vinhos e comidas típicas de Madri.
  • Mercado de San Idelfonso – Agora, para quem busca uma versão bem gourmet, a nossa dica é o Mercado de San Idelfonso, localizado no distrito de Malasaña. O local é bem famoso por servir pratos do mundo todo. Além disso, ele conta com versões para vegetarianos e veganos, sendo esse um super diferencial.
  • Mercado de San Antón – esse mercado fica em uma das regiões mais incríveis de Madri, o bairro de Chueca. O local é destaque e muito procurado pelos apreciadores de vinhos nacionais. Outro ponto fantástico é que o último andar possui um restaurante e bar, abrigado em um terraço ao ar livre, que fica bem cheio nos dias mais quentes do ano.

Mercado de San Miguel em Madri

13. Chocolateria San Ginés em Madri

Ainda falando de gastronomia, saiba que uma das coisas mais tradicionais para se fazer em Madri é provar um tradicional churros com chocolate quente. E quando se trata dessa delícia, a maior referência é a Chocolateria San Ginés, que faz história na capital espanhola desde 1894.

A Chocolateria San Guinés está localizada na Pasadizo de San Ginés, 5, e, acredite se quiser, ela funciona todos os dias, 24h. Outra informação importante é sobre o preço, onde a porção de churros acompanhada de uma caneca de chocolate custa cerca de 4,20€.

Chocolateria San Ginés em Madri

14. Flamenco em Madri

Outra atração bem tradicional em Madri é o flamenco. Nossa dica é para que conheça dois lugares na cidade, o Cardamomo Flamenco Madrid e o Flamenco Las Tablas. O primeiro é cercado por shows bem tradicionais, onde encontrará sapateado, castanholas e muita música, com vozes e instrumentos incríveis.

A Cardamomo Flamenco Madrid é considerada pequena, mas esse fato é ótimo, pois é possível ver bem o espetáculo de qualquer lugar. O local ainda conta com um jantar delicioso e tapas incríveis, e os preços por lá ficam em torno de 40€.

Apresentação de Flamenco em Madri 

A nossa segunda dica é a Flamenco Las Tablas, uma casa de shows localizada na Plaza de España. Essa também é uma opção bem pequena e que permitirá que você curta o show independentemente do local escolhido. A entrada por lá custa a partir de 30€, e o local também conta com um menu incrível, cercado por pratos, petiscos, drinques e vinhos.

Detalhes do show de flamenco em Madri

15. Assistir a um jogo do Real Madri ou um grande show

Um passeio imperdível para quem visita Madri é assistir a um incrível jogo do Real Madri no Estádio Santiago Bernabeu (um dos mais bonitos do mundo) e acompanhar um show internacional (sempre tem shows dos cantores e bandas mais famosas do mundo por lá).

Assistir a um jogo do Real Madri é uma experiência incrível e mais do que um jogo, é um passeio turístico super legal e um verdadeiro espetáculo. Nós pesquisamos bastante sempre e um site muito bom para comprar ingressos de todos os jogos de futebol e shows da Europa é esse Site de Ingressos.

Estádio Santiago Bernabeu em Madri

Nesse link você já cai na página deles em português com todos os jogos e shows em Madrid e é só colocar a data da sua viagem que ele te mostra todos que terão quando você estiver lá. E foi também o site que achamos os ingressos mais baratos e mais fácil de comprar.

Veja quais jogos terão quando estiver lá e não deixe de assistir pelo menos um jogo esportivo na sua viagem e um show de algum ídolo seu. Tem também o tour pelo estádio, que tem o ocorre todos os dias e é bem legal de fazer, se não der para assistir a um jogo.

Estádio do Real Madrid na Espanha

Conhecer os museus em Madri

A capital da Espanha conta com uma infinidade de centros de cultura e arte. Se você busca conhecer diversos deles e incluir vários em seu roteiro de viagem, confira a nossa matéria com os melhores museus de Madri.

  • Museu do Prado é um dos museus mais importantes de Madri e o mais procurado da região cultural conhecida como Paseo del Arte de Madri. Esse museu foi aberto em 1819, com um acervo composto por obras de arte grandiosas, como “A família de Carlos IV”, de Goya, “Las meninas”, de Velázquez e artistas famosos, como Rafael, Titian, Bosch, Rembrandt, entre outros.

Museu do Prado em Madri

  • Reina Sofía O Reina Sofía é outro museu fantástico de Madri, que guarda artes de grandes nomes, como Salvador Dalí, Joan Miró e Picasso. Esse museu também faz parte do Paseo del Arte, bem como o Museu do Prado. O Reina Sofía está instalado em um prédio que abrigava o hospital geral de Madri, construído por Francisco Sabatini.

Museu Reina Sofia em Madri

  • Museu Thyssen-Bornemisza: O Thyssen-Bornemisza é considerado um dos museus mais plurais de toda Espanha, principalmente por guardar grandes nomes dos mais variados estilos, como Caravaggio, Degas, Manet, Picasso e Van Gogh. Por também fazer parte do Paseo del arte, nossa dica é para que você compre o cartão que dá entrada aos três principais museus de Madri, sem filas e custa 30,40€. Comprando esse passe turístico online, você economiza até 20%, se comparado com o preço individual de cada ingresso. Vale muito a pena!

Museu Thyssen-Bornemisza em Madri

4. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos de Madri

Outra dica para a sua viagem a Madri é comprar os ingressos antes pela Internet, que além de serem sempre mais baratos, você economiza um bom tempo que perderia nas filas das bilheterias e já viaja com os ingressos em mãos. Um site legal que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para os principais pontos turísticos e passeios de Madri, Barcelona e de todas as cidades da Europa.

Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos de todas as cidades do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração.

Palácio Real em Madri

É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos, muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar bastante, tanto tempo quanto dinheiro. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.

5. Dicas para saber o que fazer à noite em Madri

Ir para Madri e não sair à noite é um pecado! Isso porque a cidade conta com diversos locais para todos os tipos de gostos e bolsos, seja curtir um flamenco e entender um pouco mais da cultura espanhola; seja cair na balada até de madrugada; ou até mesmo só curtir um barzinho ou rooftop com vista para a cidade. Confira as nossas matérias sobre cada tipo de passeio para fazer à noite:

Balada Teatro Barceló em Madri

6. Dicas sobre compras e descontos em Madri

  • Compras em Madri:

Outra dica é sobre as compras em Madri. Existem algumas lojas espalhadas de lembrancinhas e souvenirs pelas ruas mais turísticas de Madri que não são baratas, então procure comprar em lojas mais afastadas desses centros turísticos, onde o preço será menor para os mesmos produtos.

Se você quer fazer muitas compras, veja a seguir as melhores opções:

1. Compras na Calle Preciados em Madri

A Calle Preciados é muito cêntrica, o que é ótimo para o turismo e também para os lojistas. Ela começa na Puerta del Sol e vai até à Plaza de Santo Domingo. Além das diversas lojas e comércios que ela abriga, é muito famosa por conter também a grande rede e loja de departamentos El Corte Inglés. A rua recebe esse nome, porque era ali que ficava a residência dos Irmãos Preciado, onde mais tarde um empresário abriu um centro comercial chamado Galerias Preciados.

El Corte Inglés - Calle Preciados em Madri

A rua é ideal e recomendada para todos, já que há muitos tipos de lojas e muita variedade de comércio. Apesar de ser a rua principal, as ruas adjacentes e arredores também são ótimos locais para compras e uma ótima oportunidade para quem não faz muita questão de economizar. Ainda assim, como há todo o tipo de loja, também há muita variedade nos preços.

  • O legal da Calle Preciados é que ela é uma rua totalmente fechada para veículos, então as pessoas têm mais liberdade para passear, parar na rua, ver as vitrines com calma e se dedicar totalmente às compras.

2. Shoppings em Madri:

Localizados em diversos pontos da cidade, os Shoppings em Madri são ótimas alternativas para quem quer fazer compras e não gosta de ficar batendo perna pelas ruas, sem falar no conforto e comodidade que estes espaços oferecem.

Shopping La Gavia em Madri

Aberto em 2008, o Shopping La Gavia é um centro comercial muito atraente em Madri. Apesar de ficar fora da cidade, é fácil chegar até ele. Seu intuito era ser o maior de Madri, por isso a localização é um pouco afastada. O shopping tem 170 lojas das mais variadas marcas e preferências. Há Zara, H&M, Jack & Jones, Springfield, entre outras. Um dos destaques deste shopping é a loja IKEA, uma grande referência de lojas de móveis e decoração.

  • Endereço: Av. de las Suertes.
  • Horário: Abre diariamente das 10h às 22h.

Shopping La Gavia em Madri

Shopping Príncipe Pio em Madri

O Shopping Príncipe Pio fica dentro de uma antiga estação de trem, que aos poucos foi ganhando diversas lojas e estabelecimentos, até se tornar um grande shopping. O acesso a ele é muito fácil, já que tem uma estação de metrô que vai direta ao shopping. Isso acaba por atrair mais pessoas, tanto pela comodidade e proximidade, quanto pela oferta de lojas. São três andares dedicados a lojas de roupa, de presentes, de cosméticos e muitas mais. Além de serviços como restaurantes, cafeterias, cinemas, baladas, entre outros.

  • Endereço: Paseo de la Florida
  • Horário: Abre de segunda a domingo das 10h às 22h.

Shopping Príncipe Pio em Madri

Shopping Xanadu em Madri

O Shopping Xanadu é um dos maiores centros comerciais de Madri, no entanto, fica fora da cidade, sendo mais difícil de acessar. Ele conta com mais de 250 lojas, que abrem o ano inteiro. Além de salas de cinema e restaurantes, há pistas de Kart e um mini parque de diversões. Se for viajar para Madri no inverno não deixe de visitar o parque, que conta com a maior pista de esqui coberta de toda a Europa.

  • Endereço: Autovía A-5, nas saídas 22 e 25.
  • Horário: Funciona diariamente das 10h às 22h.

Shopping Xanadu em Madri

3. Compras no outlet de Madri

Busca economizar ainda mais e fazer compras em um outlet em Madri? Então, a nossa dica é para que conheça os diversos outlets que Madri reserva. Com muita variedade de marcas e descontos imperdíveis, essa é uma das opções de compras mais em conta na cidade.

Las Rozas The Style Outlet

O Las Rozas fica no noroeste da cidade e é um dos melhores outlets de Madri. Apesar de já ser um pouco antigo, desde 1996, o lugar continua fazendo sucesso e se renovando sempre. São 35 lojas de moda de diversas marcas por lá, como Mango, Massimo Dutti, Desigual e muitas outras mais.

  • O La Rozas fica entre a estrada M50 e a A6, e funciona de segunda-feira a domingo das 10h às 22h.

Las Rozas The Style Outlet

Outlet Las Rozas Village

Este é o outlet mais conhecido de Madri, principalmente por concentrar um grande número de marcas de luxo. A estrutura por lá também é um grande diferencial, já que é formado por várias casinhas e a céu aberto, simulando realmente uma vila, ou ”village”. Os descontos dos produtos de luxo chegam a 60%, uma temporada depois da oficial e durante o resto do ano conseguem aumentar ainda mais esse desconto.

  • Calle Juan Ramón Jiménez, 3;

Las Rozas Village em Madri

4. Loja Primark em Madri

A Loja Primark é de origem irlandesa e tem filiais em diversos países e cidades europeias. Sua fama é devida aos baixos preços dos produtos. Para quem está querendo fazer muitas compras em Madri, mas sem vontade de gastar muito, lá é o lugar certo. Por lá você encontra tudo o que possa imaginar, mas algo que raramente verá é uma loja Primark sem clientes! Falando nisso, costuma ser justamente o contrário: lojas abarrotadas de consumidos com muita vontade de comprar.

Primark em Madri

Na Primark, você pode fazer compras para toda a família, pois há vestuário de criança, homem, mulher, artigos para a casa, produtos de escritório e vários acessórios. Há sete lojas Primark em Madri, mas a mais central é a da Gran Via, com cinco andares e que serve toda a região do centro da cidade. As lojas Primark de Madri abrem de segunda a sábado das 10h às 22h.

  • Saiba aproveitar o desconto do Tax Free!

Quase todos os países da Europa possuem o Tax Free! É um sistema que faz com que todos os turistas tenham direito a receber de volta uma boa parte dos impostos pagos nas compras. Esse imposto se chama IVA, e seu valor varia em cada país da Europa. O valor mínimo de compras varia de país para país. Na Espanha, por exemplo, o valor mínimo pedido para poder ter direito ao Tax Free é de 90€, mas sempre confirme com o vendedor, pois esse valor pode mudar.

Tax Refund no aeroporto

A maioria das grandes lojas possuem o Tax Free. Então sempre verifique se há uma plaquinha avisando que o tem, ou pergunte.

O atendente irá pedir seu passaporte, preencher um formulário e te entregar um envelope com a nota fiscal e esse formulário. É só você juntar todos os envelopes durante sua viagem e no aeroporto você vai no guichê e pega todo o valor de volta, em dinheiro!

Se você for visitar mais países na Europa, você junta todos e só pode fazer isso no último aeroporto, antes de retornar ao Brasil. É super fácil e você vai conseguir uma boa grande de volta.

  • O que posso trazer de Madri para o Brasil? Há limite para a quantidade?

Outra questão importante de ressaltar quando prepara uma viagem a Madri é saber a quantidade de produtos que poderá levar para o Brasil, sejam itens eletrônicos, lembrancinhas ou outro tipo de produtos. Para isso, temos uma matéria completa que fala sobre a quota de dinheiro que você pode levar em produtos sem ser necessário declarar imposto na aduana. Leia aqui a matéria sobre limite e quantidade de produtos.

O que posso trazer de Madri para o Brasil

7. Dicas para saber o que levar na mala para Madri

Outra dica importante é estar a par da época em que você vai pois o clima pode influenciar e, consequentemente, o que levar na mala e peso limite.

A regra vale para todas as companhias aéreas e voos internacionais: o peso limite das malas despachadas para uma viagem de ida ou volta de Espanha é de até 23 kg. Para classes executivas e primeira classe, é comum haver benefícios em relação ao peso das malas, a depender da companhia – na maioria dos casos, o peso limite é extendido até 32 kg. E a bagagem de mão pode ter até 10 kg, embora nem sempre ela seja pesada no aeroporto. O ideal é, nessa mala de mão, levar roupas grandes como casacos, que ajudam a liberar espaço na bagagem grande que foi despachada.

O que levar na mala para Madri

8. Dicas sobre como levar dinheiro para Madri

  • Dicas para comprar euros e usá-los na viagem:

Você pode ir em uma casa de câmbio comprar seus Euros em espécie, comprar um cartão pré pago ou até mesmo utilizar seu cartão de crédito no exterior. Essas sempre foram as formas tradicionais, mas recentemente, surgiu uma nova forma de levar dinheiro ao exterior que é disparada a melhor opção de todas e faz você economizar MUITO.

  • Essa nova opção, que surgiu nos últimos anos, é abrir uma conta digital global em dólar, e utilizar o cartão dessa conta para fazer todos seus pagamentos e saques no exterior, em qualquer moeda. Na hora de comprar os euros e fazer pagamentos, acaba saindo MUITO mais barato.

Você compra dólar na cotação comercial, a mais barata de todas. Os bancos e casas de câmbio utilizam a cotação turismo, que é bem mais cara. E além disso, ao invés de pagar 6,7% de IOF na hora de usar o cartão no exterior, você paga somente 1,1% e paga muito menos taxa! É uma economia gigantesca. Fora a facilidade, pois é tudo online. E a conta será em dólar, mas você pode utilizar em qualquer país, que ele faz a conversão automaticamente. É aceito em toda a Europa, pois a bandeira é Mastercard.

Como enviar dólares para os EUA do Brasil: banco

Como abrir essa conta global, do Brasil?

Hoje em dia, existe um banco digital global brasileiro, que permite que você crie uma conta nos EUA em menos de 5 minutos. Com isso você consegue colocar dólares nela, transferindo de sua conta do Brasil, e utilizar seu dinheiro em qualquer país do mundo. E o único documento exigido é seu RG ou CNH. Vamos explicar abaixo todas as vantagens, que realmente estão sendo muitas.

Como abrir conta nos EUA do Brasil

Se já quiser baixar, você clica aqui, baixa o app deles no seu celular e cria sua conta rapidamente. E como muita gente está abrindo a conta com eles por causa de nossos blogs e por ser realmente uma opção bem mais vantajosa, conseguimos um cupom para nossos leitores! Quem abrir a conta com o código de convidado GRUPODICAS20 ganhará até 20 dólares ao fazer a sua 1ª remessa de câmbio em até 15 dias após o uso do cupom.

Tendo a conta aberta, você consegue enviar dinheiro da sua conta do Brasil (em reais) para essa (em dólar) facilmente pelo app, e ver quanto está o câmbio atual. Você terá sua conta em dólar e pode utilizar para fazer em compras em estabelecimentos do mundo todo, não importa qual seja a moeda e o país. Você vai pagar lá no estabelecimento na moeda que eles te cobrarem e na sua conta o valor já virá descontado automaticamente em dólar. E sempre muito mais barato.

OUTRAS VANTAGENS:

Você pode ir acumulando seus dólares aos poucos conforme a cotação estiver boa e ainda deixar eles investidos (eles permitem que você invista seus dólares em alguns fundos de investimento) para irem rendendo até sua viagem. Por eles serem um banco regulamentado nos EUA, você tem uma proteção de até 250 mil dólares do governo, caso aconteça algo com a empresa.

Você consegue usar em qualquer lugar do mundo o cartão, então todas as futuras viagens você já utiliza a mesma conta. O atendimento e suporte é todo em português. E não tem taxa nenhuma para manter ou abrir a conta.

Com essa conta você pode também fazer saques nos caixas eletrônicos do exterior para ter um pouco do seu dinheiro em espécie na viagem. Na Europa, por exemplo, você consegue sacar Euros. E os dois primeiros saques são isentos de qualquer taxa. Você automaticamente terá um cartão virtual de débito no seu celular, que já pode usar para fazer compras, mas pode solicitar também o cartão físico. Se for solicitar o cartão físico, solicite o quanto antes, pois ele é enviado dos EUA.

Sla VIP Guarulhos - Conta Global Digital Nomad

E agora eles possuem uma sala VIP bem legal no aeroporto de Guarulhos, para quem possui conta com eles. Um ótimo benefício e você vai poder utilizar ela em todas as suas viagens. Não se esqueça de utilizar o cupom GRUPODICAS20 na abertura da sua conta para ganhar até 20 dólares.

Outras alternativas para comprar euros

Para quem não quiser abrir a conta por algum motivo ou quiser já levar um pouco de euros em dinheiro, a gente sempre compra nessa casa de câmbio aqui. É uma das maiores empresas de câmbio do país, tanto pela segurança como pelo preço. E, você consegue fazer tudo pela Internet e eles entregam na sua casa através de um portador. Mas a conta global ainda é disparada a melhor opção.

9. Dicas para estar comunicado e com internet durante a viagem a Madri

Outra forma de economizar em Espanha é na hora de usar o seu celular. Usar o seu roaming internacional no exterior com o chip do Brasil geralmente é a pior opção e acaba sendo muito mais caro.  Para usar o wi-fi, a maioria dos hotéis cobra uma taxa diária que é muito cara e você só pode usar o celular dentro do hotel.

O que a maioria das pessoas faz e que vale muito a pena é comprar um chip pré pago internacional de uma empresa internacional. Acaba sendo MUITO mais barato e você consegue usar a internet tranquilamente, durante toda a sua viagem e com um excelente sinal.

Usando o celular na Europa

Se você for alugar um carro então, o chip vai sair de graça, pois com seu celular funcionando você não precisará alugar o GPS com a locadora de carros, porque poderá usar o do celular. O valor que economizará do GPS já paga o chip. E você vai usar MUITO o seu celular para pesquisar tudo em sua viagem.

Depois desses anos todos testando vários chips diferentes e viajando por todo o mundo, o que nós mais gostamos e sempre usamos agora é esse chip de viagem. Ele tem um bom preço e um serviço excelente. O sinal foi excelente em todas as cidades que visitamos, você compra super rápido no site deles e recebe em casa aqui no Brasil em poucos dias.

O legal é que por ser uma empresa brasileira, o atendimento é todo em português. Se você for viajar por uns 5 dias, o plano de 2GB dá tranquilo. Mas se for ficar mais, é legal comprar o de 5GB para garantir. O bom é que se acabar o plano (com nós nunca acabou e sempre deu tranquilo), você pode recarregar pelo aplicativo deles que é bem prático.

10. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para Madri

A primeira dica para quem vai viajar para Madri é em relação às passagens aéreas. Sem dúvida é um dos pontos mais dispendiosos de uma viagem ao exterior e por isso é ideal procurar com bastante antecedência para conseguir encontrar os melhores preços e boas promoções.

Viagem para Madri

No entanto, muitas vezes é difícil acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas para conseguir comprar a mais barata. Por isso, é importante seguir algumas dicas para achar passagens aéreas baratas para Espanha. A nossa primeira grande dica é utilizar um bom comparador de passagens aéreas, que faz uma busca em todas as companhias aéreas para Espanha. É ótimo, porque poupa você de ter que entrar em cada companhia e fazer várias buscas diferentes.

Com um comparador de passagem aérea, você coloca a data da sua viagem e ele já mostra todas as opções disponíveis. Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos é o que sempre tem os melhores preços e é um dos mais seguros e conhecidos do Brasil. Clique nele e siga outras dicas que vamos dar a seguir para conseguir economizar muito na compra das passagens aéreas para Madri.

Avião no céu com Sol se pondo

  • Dicas da escala para economizar na passagem aérea:

Outra dica é sempre pesquisar as opções de voos que aparecem, porque uma viagem direta para o destino pode sair muito mais cara do que uma viagem com escalas. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar super cansado em Madri, pois dessa forma pode não compensar. A dica é fazer bem as contas, pois às vezes se a diferença é pequena, vale mais a pena o voo direto para você aproveitar melhor a viagem e chegar mais rápido.

  • Dicas da antecedência para economizar na passagem aérea:

Pesquise também qual é o período de alta temporada do seu destino, pois fica tudo muito mais caro, principalmente as passagens aéreas. Em Madri há vários meses que são mais intensos a nível de turismos: as férias de verão (de junho a setembro) e no inverno (principalmente de novembro a janeiro).

  • Dicas do dia do voo:

Outra dica legal para achar passagens aéreas mais baratas é pesquisar a data do voo sempre caindo numa segunda, terça ou quarta-feira. Os voos às quintas, sextas e principalmente os que caem aos sábados e domingos costumam ser mais caros. Além disso, o horário do voo também influencia no custo da passagem.

Geralmente as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas, justamente pelo conforto do “tempo passar mais rápido” já que vai dormindo. Já os voos de tarde, geralmente são mais baratos.

Voo para Madri

Muito mais dicas da Espanha no Youtube!

Está gostando da matéria? Não deixe de visitar também o nosso canal no Youtube. Tem vários vídeos incríveis da Espanha, com muito mais dicas, para te ajudar a planejar toda a sua viagem. Se quiser, clique aqui para se inscrever no canal ou aqui para ver a playlist com todos os vídeos da Espanha. Esse vídeo é o mais assistido do canal:

Economize muito na viagem à Espanha

Veja outras matérias imperdíveis de Madri:

Onde ficar em Madri: Melhores regiões para se hospedar em Madri na Espanha.
Ingressos mais baratos: Onde comprar os ingressos das atrações turísticas e passeios.
Dicas para andar de trem na Europa: Melhores empresas, trajetos, onde comprar passagens super baratas e todas as dicas.